BlueDV – Falha no hardware

BlueStack

Um dos dispositivos mais usados hoje em dia é a DV-Mega BlueDV, este pequeno dispositivo permite a ligação da placa DV-Mega a um PC ou Android e com ele controlar o acesso a reflectores ou grupos de conversação.

Já vários colegas reportaram problemas com este dispositivo, dificuldade em se ligarem e o mais casual, ouvirem as comunicações mas ao emitir não serem escutados. Um desses colegas após receber o seu equipamento, tratou de imediato a montagem e a ligação, isto seriam umas 18H, após muitas tentativas/falha e estando quase a desesperar conseguiu o contacto com um outro colega que lhe chamou a atenção para a possível falha. Deixo aqui o contributo do colega Eduardo – CT1DQV bem como fotos que demonstram o problema e a solução.


    20170316_113915 20170316_114055 20170316_113954 20170316_114023

 

Na primeira foto vê-se a solução montada e a separação da placa emissora/PIC, nota-se que os pinos do CI são compridos e que podem bater no botão ON/OFF da placa BlueDV, solução: – aparar os pinos do CI e isolá-los por alguma forma, após isso montar e ligar. Problema resolvido.

 

  20170316_114139 20170316_114749 

 

Comentário do colega Eduardo:

«…

Chamo a atenção para quando se efetuar a montagem das placas  Radio Hotsopt + Bluestack Bluetooth.
Ao colocar uma placa por cima da outra existem pinos  da PIC  da unidade de RF que  fazem contato com a parte superior  do botão  que faz a comutação entre modo PC e Bluetooth.
Origina curto circuito e mau funcionamento do sistema.
Como tinha as placas sem caixa  em cima da bancada não me apercebi, confiei …
Depois de perder algumas horas e alguns cabelos brancos eis que o colega CT1ENU- Eugénio que também  recebeu ontem  um HotSpot,  me chamou a atenção para o erro de fabrico.
Ao colocar as placas na caixa original do Hotspot este não cabia.
Foi verificar ,e reparou que os pinos da PIC batiam no interruptor.

Solução- rebaixar os pinos com cuidado e colocar isolamento entre a placa superior e o botão.

 

Eram 23h e tudo ficou a trabalhar…..

…»

 


 

Bookmark the permalink.

One Response to BlueDV – Falha no hardware

  1. diogo says:

    Então era isso, eu bem achei que algo estava errado, fartei-me de tentar e nunca percebi porque, as vezes estava bem outras estava mal. Obrigado ao Eduardo e Eugenio