A rede DMR passou a contar com mais um repetidor C4FM instalado na serra do Arestal. Este é o segundo repetidor que se junta ao já existente na serra de São Mamede, é então possível além do uso em modo local a utilização de um reflector C4FM e ainda a ligação direta ao master DMR de Portugal, permitindo assim aceder a dois modos, o C4FM para o qual nasceu e a rede DMR em uns TG’s específicos.
Uma breve explicação do uso destes repetidores
– O que é o System Fusion II?
– O System Fusion II é a nova geração da Yaesu System Fusion ao qual foram adicionadas mais características, tecnologia e rádios à linha de produtos. Isto inclui o novo repetidor DR-2x, o FT-70D portátil, e muitos outros que mesmo não tendo acesso as novas capacidades podem faze-lo com os novos firmware disponibilizados pela Yaesu, as capacidades de identificação de grupo digital (DG) e pessoal digital (DP) e o sistema de repetidor múltiplo ligado à Internet (IMRS).
– Se já temos o Wires-X, porque o IMRS?
– O IMRS é uma opção complementar, ao encomendar o seu DR-2x ele oferece um meio de ligação de voz digital que está contido no DR-2x. O Wires-X é um sistema que ‘pode’ permitir um repetidor aceder a qualquer Room no mundo, muito embora na realidade nacional funcionar mais como Hub de ligação a uns quantos repetidores, pode ser um opção pessoal mas necessita para isso de um PC executando software próprio em conjunção de um modem HRi-200. O IMRS só necessita de um computador para configurar a ligação e os DG-IDs que correspondem à ligação, no entanto uma vez concluída a configuração, não será necessário qualquer computador ou dispositivo externo para o funcionamento normal.
DG-ID’s Estáticos (sempre presentes se usados)
Existem ainda os seguintes DG-ID’s, podem ser usados mas como ‘Dinamicos’ (só operativos se usados)
O reflector ‘PT C4FM Portugal’ dispõe ainda de outros DG-ID’s num total de 25, consulte a página http://ycs268.from-ct.com/# e veja a entrada ‘DG-ID List’, permitindo assim usar outras ligações externas ao mundo C4FM por uma forma simples.
Explicação de funcionamento
Repetidores IMRS Estáticos
Como se pode ver pelo descritivo os DG-ID existentes são eles: 01, 02, 15, 27, 33, 93 e 95.
O 01 é o Local do CQ0USMA (S.Mamede)
O 02 é o Local do CQ0UAR (S.Arestal)
O 15 é o ‘WW em português’ dado pelo reflector #26801 – PT C4FM Portugal
O 27 é o ‘Portugal’ dado pelo reflector #26801 – PT C4FM Portugal
O 33 é o ‘Estremadura’ dado pelo reflector #26801 – PT C4FM Portugal
O 93 é o ‘C4FM PT – TG268913’ dado pelo master DMR 2681
O 95 é o ‘Nacional – TG268’ dado pelo master DMR 2681
Com base neste conhecimento vamos agora aplicá-lo na prática. Estou no alcance do repetidor CQ0UAR (Arestal) e pretendo falar com alguém no CQ0USMA, no meu equipamento preciso de colocar como TX DG-ID o 01 e no RX DG-ID o 00 (este último será sempre a configuração, permite receber qualquer DG-ID usado na rede). O exemplo dado permite-me falar para o local de S.Mamede.
Outro exemplo: Usando o TX DG-ID 95 posso falar na rede DMR no chamado TG Nacional.
Os DG-ID entre o 1 e o 89 são exclusivamente C4FM, podendo ser usados pelos colegas na cobertura dos repetidores ou por hotspot em modo C4FM e ligados no reflector ‘PT C4FM Portugal’, o modo de uso depende da aplicação usada, aconselhamos o WPSD com umas alterações feitas na configuração ou a aplicação para C4FM do colega EA7EE.
Exemplo de configuração
WPSD