Novo repetidor C4FM em comunhão com a rede DMR

 

A rede DMR passou a contar com mais um repetidor C4FM instalado na serra do Arestal. Este é o segundo repetidor que se junta ao já existente na serra de São Mamede, é então possível além do uso em modo local a utilização de um reflector C4FM e ainda a ligação direta ao master DMR de Portugal, permitindo assim aceder a dois modos, o C4FM para o qual nasceu e a rede DMR em uns TG’s específicos.

 

Uma breve explicação do uso destes repetidores

 

 – O que é o System Fusion II?
 – O System Fusion II é a nova geração da Yaesu System Fusion ao qual foram adicionadas mais características, tecnologia e rádios à linha de produtos. Isto inclui o novo repetidor DR-2x, o FT-70D portátil, e muitos outros que mesmo não tendo acesso as novas capacidades podem faze-lo com os novos firmware disponibilizados pela Yaesu, as capacidades de identificação de grupo digital (DG) e pessoal digital (DP) e o sistema de repetidor múltiplo ligado à Internet (IMRS).

 

 – Se já temos o Wires-X, porque o IMRS?
– O IMRS é uma opção complementar, ao encomendar o seu DR-2x ele oferece um meio de ligação de voz digital que está contido no DR-2x. O Wires-X é um sistema que ‘pode’ permitir um repetidor aceder a qualquer Room no mundo, muito embora na realidade nacional funcionar mais como Hub de ligação a uns quantos repetidores, pode ser um opção pessoal mas necessita para isso de um PC executando software próprio em conjunção de um modem HRi-200. O IMRS só necessita de um computador para configurar a ligação e os DG-IDs que correspondem à ligação, no entanto uma vez concluída a configuração, não será necessário qualquer computador ou dispositivo externo para o funcionamento normal.

 

  DG-ID’s Estáticos (sempre presentes se usados)

 

 

Existem ainda os seguintes DG-ID’s, podem ser usados mas como ‘Dinamicos’ (só operativos se usados)

 

O reflector ‘PT C4FM Portugal’ dispõe ainda de outros DG-ID’s num total de 25, consulte a página http://ycs268.from-ct.com/# e veja a entrada ‘DG-ID List’, permitindo assim usar outras ligações externas ao mundo C4FM por uma forma simples.

 

 

 

Explicação de funcionamento

 

Repetidores IMRS Estáticos


Como se pode ver pelo descritivo os DG-ID existentes são eles: 01, 02, 15, 27, 33, 93 e 95. 

O 01 é o Local do CQ0USMA (S.Mamede)
O 02 é o Local do CQ0UAR (S.Arestal)
O 15 é o ‘WW em português’ dado pelo reflector #26801 – PT C4FM Portugal
O 27 é o ‘Portugal’ dado pelo reflector #26801 – PT C4FM Portugal
O 33 é o ‘Estremadura’ dado pelo reflector #26801 – PT C4FM Portugal
O 93 é o ‘C4FM PT – TG268913’ dado pelo master DMR 2681
O 95 é o ‘Nacional – TG268’ dado pelo master DMR 2681

 

Com base neste conhecimento vamos agora aplicá-lo na prática. Estou no alcance do repetidor CQ0UAR (Arestal) e pretendo falar com alguém no CQ0USMA, no meu equipamento preciso de colocar como TX DG-ID o 01 e no RX DG-ID o 00 (este último será sempre a configuração, permite receber qualquer DG-ID usado na rede). O exemplo dado permite-me falar para o local de S.Mamede.

Outro exemplo: Usando o TX DG-ID 95 posso falar na rede DMR no chamado TG Nacional.

 

Os DG-ID entre o 1 e o 89 são exclusivamente C4FM, podendo ser usados pelos colegas na cobertura dos repetidores ou por hotspot em modo C4FM e ligados no reflector ‘PT C4FM Portugal’, o modo de uso depende da aplicação usada, aconselhamos o WPSD com umas alterações feitas na configuração ou a aplicação para C4FM do colega EA7EE.

 

Exemplo de configuração

WPSD 

 

 


 

 

 

 

Novo refletor C4FM

 

#26802  –  PT-pYSF3

 

Entrou em total funcionamento na rede digital nacional um novo reflector YSF (C4FM) sendo que este tem várias particularidades que passo a descrever.

  • Refletor Multi Stream, o que permite no mesmo refletor alojar os anteriores ysf’s nacionais, mantendo na mesma o acesso a eles.
  • Completa compatibilidade com o “verdadeiro” Pi-Star e possibilitando o uso de DG-ID no mesmo.
  • Possibilidade de visualização da posição da outra, ou da sua estação, através do site premindo a tecla ‘Localização’. Será apresentado no OpenStreetMap o local da transmissão, se tiver GPS ativo.

  • Pode usar o modo ‘VW’, sendo perfeitamente compatível com as ligações bridge.
  • Permite o envio de mensagens, se em GM mode, para um utilizador ou os do grupo.
  • Permite o envio de imagens/vídeos, se em GM mode, para um utilizador ou os do grupo.

 

 

  • Mensagens e imagens/video só são aceites nos DG-ID exclusivos ao C4FM: 27, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44

 

 

Os utilizadores de equipamentos Fusion tem a possibilidade de se ligarem ao refletor C4FM usando o ‘node’ de identificação, no caso deste será o 26802 ou fazendo uma pesquisa pelo nome começado por ‘PT’ irião encontrar todos os nossos antigos YSF’s, o 009, 012, 903, 915 e 268. Podem optar por se ligarem a estes ditectamente, e usar como sempre o fizeram ou podem aproveitar este novo sistema e ligarem-se então ao PT pYSF3 ou #26802. Após a ligação serão rececionados no DG-ID 9 – ‘Local/Reflector’, poderão ficar somente por lá e comunicar com quem por lá se encontre, ou podem usar os DG-ID indicados na imagem abaixo.

 

 

 

Esta imagem está presente no rodapé do site e pode/deve ser consultada para podermos saber quais os DG-ID que podemos usar, DG-ID que não conste nesta lista não existe e como tal não há comunicação.

 

  • Ao substituir os antigos YSF’s por este novo refletor existiu a necessidade de “concentrar” neles o que os antigos tinham como bridge, assim os DG-ID do 31 ao 37 são simultaneamente C4FM <> DMR/DSTAR/NXDN.
  • O 27 e do 38 ao 44 são exclusivamente modo C4FM não tendo ligação com mais nenhum sistema, e a existir, será sempre em concordância com esta organização do presente sistema.

Página de acesso ao site: http://pysf-pt.brandmeister.pt

 

Identificação dos grupos

 

DG-ID Nome Node Modo
27 Portugal ~ C4FM
31 NXDN PT ~ C4FM/DMR/NXDN/XLX268 Y
32 YSF903 #15461 C4FM/DMR/XLX268 H
33 YSF009 #02986 C4FM/DMR/XLX268 C
34 YSF915 #09658 C4FM/DMR/XLX268 F
35 YSF268 #52639 C4FM/DMR/XLX268 D
36 YSF012 #45742 C4FM/DMR/XLX268 E
37 CS5LART ~ C4FM/DMR/Echolink
38 Norte ~ C4FM
39 Centro ~ C4FM
40 Capital ~ C4FM
41 Alentejo ~ C4FM
42 Algarve ~ C4FM
43 Acores ~ C4FM
44 Madeira ~ C4FM

 

 

Identificação dos modos C4FM

 

O ‘System Fusion’ detem a possibilidade de usar 3 modos digitais, o modo DN em que meio canal é usado para voz e o outro meio usado para data, normalmente dados de localização (GPS). Pode ser visto na imagem abaixo, em que o modo DN é identificado como V/D mode 2, e existe o botão localização, se tiver GPS e o mesmo estiver activo.

 

 

Outro modo usado é o VW, emprega melhoramento de audio em que os dois meios canais são ocupados pela modulação. Neste caso não há a possibilidade de enviar a localização por os canais estarem ocupados por voz. É identificado no dashboard como Voice FR.

 

 

Por ultimo, os envio de mensagens ou imagens/videos, feita em modo de grupo (GM), também ele em ocupação dos dois canais inibindo assim a possibilidade da localização, é identificado no dashboard  por Data FR.

 

 

*

 

P.S. – A falta de originalidade nos nomes atribuídos aos DG-ID estritamente C4FM, deveu-se a falta de capacidade do “desenvolvedor” na atribuição de nomes. Colabore se acaso acha que poderá contribuir com ideias mais originais para o nome dos DG-ID C4FM. No fundo da página do site tem um simbolo “@” clique nele e envie a sua proposta.

 


 

YCS268 servidor Fusion

Entrou em funcionamento à já uns meses em versão teste o novo servidor YCS para a rede Fusion. Este servidor permite o uso em exclusivo de equipamentos Fusion e dos repetidores DR2-X da Yaesu.

Portugal tem de momento um único repetidor deste modelo, situado na Serra de S.Mamede e que permite o acesso usando o DG-ID correspondente.

 

Abaixo publicamos a tabela e a configuração do servidor, no primeiro bloco estão as ligações internacionais (poderemos adicionar mais a pedido), no segundo bloco estão a ligaçoes com bridge a outros sistemas, DMR e DSTAR.

 

 

 

Os DG-ID 90, terminar o estático, e 99, Parrot, são comuns a todos os YCS’s

 

Qualquer falha notada ou questão agradeciamos nos informassem.

 


 

 

Fusion para XLX (Fusion allmode)

 

 

 

Desculpem alguns erros,é muita coisa para uma pessoa só, heheheh Alguma ajuda que precisem podem contactar-me ou então nestes grupos, Telegram ou Facebook Wires-X • Portugal, normalmente esta lá um colega muito activo e que pode ajudar que é o colega Henrique, CT1ESJ ele também é muito entendido no C4FM.

Uma dica dele e que me esqueci de mencionar no video, no rádio onde se escreve o CALLSIGN;

EX: CT1HDC /

NÃO PÔR NADA A FRENTE DA BARRA, SÓ O CALLSIGN CTXXXX, porque se tiver depois não passa para a rede se via XLX.