Out of Topic – ou não

 

Porque o “out of topic”, bem… embora se vá falar do sistema DSTAR o mesmo tem ligação ao DMR, e esta informação aplica-se aos utilizadores DMR que nunca tiveram um rádio DSTAR.

 

‘Um pouco de história’.

 

Portugal teve no arranque do sistema DSTAR a necessidade de ligar os repetidores num nó unico, chamado reflector, na altura o existente era o DPlus, sistema proprietário da ICOM desenvolvido por alguns colegas americanos. Esse sistema permitia a rede interligar-se e estava dependente de uma base de dados, permitindo saber a localização de um utilizador na rede, onde havia falado e através de que nó.
Para que isso seja possível há que ter um registo no USTrust, utilizadores e repetidores. Com o nascimento de um novo software, a G3, e com a entrada ao serviço de alguns deles na rede nacional e porque o sistema ICOM – G3 só admite a ligação a reflectores DPlus foi então criado o REF095. Isto levou à separação da rede nacional, sem vantagens algumas, isto porque tudo o que é anunciado pela ICOM no capítulo de novas funcionalidades, como o ‘Terminal Mode’, o mesmo pode ser realizado em qualquer dos atuais repetidores ou em qualquer XLX, isto sem a necessidade de uso do software G3 bem como da instalação (e custos) de um reflector DPlus.

 

Vamos então ao que interessa’

 

Os utilizadores da rede DSTAR que tenham já registo feito, mesmo que o tenham feito há muitos anos, não necessitam de fazer nada. Para os utilizadores DMR o uso do TG 268912 veio a trazer alterações a eles e aos que usando DSTAR nunca tenham feito o tal registo no USTrust. Ao ouvirem alguém no TG 268912 e que o mesmo esteja no repetidor de Lisboa (CQ0DLX) ou Cascais (CQ0DCS) ou ainda Torres Vedras (CQ0DTV) ao responderem não irão ser ouvidos por esses colegas, isto porque não tendo o tal registo o reflector 095 não os deixa passar, criando constrangimentos e levando mesmo a más interpretações.

 

Assim, devem primeiramente, para quem tenha duvidas se está ou não registado, aceder a esta página e ver se existe registo: http://query.ke5bms.com/index.php, não tendo retorno de informação deve executar o seguinte link: https://regist.dstargateway.org/Dstar.do e efectuar o seu registo.

Não existe nenhuma obrigação para este registo mas se acaso usa o TG 268912 poderá eventualmente não vir a ser escutado no REF095 e criar, sem querer, uma confusão na rede.

 

Para quem tenha equipamento DSTAR, esteja já registado  e use hotspot pode eventualmente não passar para o REF095 C, se for esse o caso verifique esta configuração no Pi-Star. 

 

 

Para qualquer dúvida não hesite em nos contactar.

 


 

Bookmark the permalink.

Comments are closed.