Novo TG e alterações…

 

 

 

Na sequência dos ataques realizados a todos os 43 “masters” da rede BrandMeister mundial que teve início no dia 16, estes ataques criaram falsos utilizadores na rede que foi necessário apagar. Esta ação foi realizada pelo core central do BrandMeister que ao eliminar o mau levou algo de bom e necessário.

No que nos toca, demos conta de que algumas contas dos gestores de repetidores tinham sido apagadas, bem como todos os Clusters. Foram verificadas as contas dos gestores dos repetidores, foi recriada a tabela dos clusters e novamente adicionada aos respectivos repetidores. Esta recriação permitiu repor alguma ordem tendo em conta a alteração feita em Outubro de 2016 aquando a criação dos clusters em que a ideia era o aglomerado deles por região, isto não veio a acontecer por razões invocadas pelos gestores dos repetidores o que deu origem a que esses repetidores mais antigos tivessem como “Local” o TG8 contra o que foi por nós iniciado em 2017, TG2 como local acessível de qualquer ponto da rede ou TG8 regional englobando um certo número de repetidores e também este acessível de qualquer ponto da rede.

Dadas estas alterações, forçadas pela necessidade de recriar o apagado, seguimos então o estipulado em 2017, assim os seguintes repetidores que antes tinham o TG8 como local e que passaram como os demais a ter TG2 são:

CQ0DAM (Amarante)

CQ0DTRZ (Arestal)

CQ0DCD (Candeeiros)

CQ0UCSC (Cascais)

CQ0DOD (Odivelas)

CQ0DKE (Torres Vedras)

 

O repetidor CQ0DRX (Roxo) tem o TG8 = 268904 sendo este a nova região de Coimbra, como ligação Local será TG2 = 268205

O repetidor CQ0DCO (Coimbra) tem o TG8 = 268904, como Local será TG2 = 268202

 

Concluindo

Só 6 repetidores terão o TG8 alterado por TG2, mantendo a antiga estrutura externa. Coimbra passou a ter uma região com TG 268904, este permite sair em qualquer um dos repetidores no TG8. Os utilizadores destes repetidores devem ter no canal Local que usavam anteriormente em TG8 um rxlist com o TG2, assim poderão ouvir as chamadas locais ou regional Coimbra.

Criado o Grupo Coimbra TG 268904

 

 


 

Nova ligaçao Wires-x

 

Com a colaboração do RCL – Radioamador Clube de Loulé foi hoje realizada a ligação entre TG 915 – Língua Portuguesa DMR para o room CQ-Portugal na rede Wires-X.

Neste sentido para os utilizadores da rede Fusion tem agora através do repetidor CQ0UFL a possibilidade de acesso  rede Wires ou  rede DMR através deste TG.

Convidamos os colegas deste sistema a estarem presentes no próximo Net CT.

 

 

 

 

Actividade em Simplex – Dia Nacional SOTA 2019

 

DMR em simplex

 

Sábado, dia 6 e 13 de Abril de 2019, vimos propor um desafio tanto aos Sotistas como aos “caçadores”, ou tão-somente participar e ver onde chega, seja como Sotista seja em casa com antena externa.

Vamos acrescentar neste dia também o uso de um radio DMR em modo simplex, nada de recursos de internet ou de repetidores, no espirito do SOTA a comunicação será em simplex puro, ligação ponto a ponto ou seja rádio-a-rádio.

Frequências a usar:

Em UHF será a frequência de 433.450 slot2/TG 9, em muitos codeplug esta frequência existe num canal chamado “Local” e na Zona “Hotspot”, para quem não o tenha é simples de configurar para criar um novo.
Em VHF será a frequência 145.375 slot2/TG 9, provavelmente irão ter que criar este canal, por não fazer parte de nenhum codeplug distribuído.

A chamada será a que desejarem, mas tal como no SOTA poderá ser feito o mesmo anúncio, «SOTA chamada geral DMR» por exemplo, mas não pretendemos nesta primeira actividade criar procedimentos de utilização, regras essas que todos sabem como as aplicar.

Informações necessárias:

No caso de uma possível ligação S2S (sota para sota) é simples, são as referências SOTA, para os demais casos as coordenadas do contactado, em falta da mesma pelo menos a localização o mais precisa possível. Na posse desses dados, fazer o preenchimento de um documento Excel disponibilizado neste link com os dados solicitados e envia-lo para team.dmr.pt@gmail.com.

Lucros da actividade:

Embora o maior lucro seja nosso, pessoal, pelo facto dos nossos poucos watts terem alcançado algum ponto notório, temos também para oferta aos 10 primeiros classificados um Diploma. Esta actividade é simbólica, serve somente para verificação de que a falta de internet não é motivo para arrumarmos os rádios, o Diploma será algo que nos lembrará desse feito e o modo como vai ser entregue será também algo a acrescentar à actividade em si. A entrega dos diplomas será feita num almoço no restaurante o “Camelo” na zona de Torres Vedras.

Sistema de classificação:

Com os vossos dados iremos calcular o número total de kms, sendo que cada km corresponde a 1 ponto as contas são simples, quantos mais contactos e mais km maior será a pontuação.

 

A equipa DMR PT deseja a todos uma boa actividade

Almoço convívio dos utilizadores de Voz Digital

 

 

 

Paulo Sousa convida todos os radio amadores dos vários sistemas de voz digital, ou não sendo um utilizador entender o que é a voz digital, a estarem presentes neste almoço/convívio para confraternização troca de experiências e de conhecimentos.
 
Folgosinho é uma bonita freguesia pertencente ao concelho de Gouveia, situada na encosta Norte da Serra da Estrela, a 933 metros de altitude, sendo conhecida por ter sido, segundo a tradição, o local de nascimento do grande guerreiro Lusitano: Viriato.
 
Podem aproveitar para visitar esta pequena vila de ruas tradicionais serranas, tem a particularidade de ter as suas ruas decoradas com quadras populares, encimadas pelo seu Castelo, e contando com outros monumentos como a igreja Matriz do século XVI, o Pelourinho, o local de Cerro das Forcas onde existia a antiga Forca da vila, bem próximo do sítio arqueológico do Outeiro, ou as Fontes tradicionais da vila, como a do Pedrão.

TG 5057 vai desaparecer…

 

Esta informação embora útil não se aplica à maioria dos utilizadores nacionais mas poderia suscitar duvidas. Nesse sentido informamos que o TG genérico de Portugal, 268999 é o válido, no entanto, e para quem tenha mais que um equipamento, pode usar os TG’s com SSID definido, permitindo assim com um mesmo ID ter vários equipamentos/SSID.

 

RELEMBRAMOS QUE TODOS OS TG’s DE SERVIÇOS, ECHO, TIME, APRS… SÃO PRIVADOS NÃO DE GRUPO

 

Novas ligações C4FM (YSF) – DMR – DSTAR

Tal como anunciado no NetCT desta semana, e completando a interligação dos vários sistemas digitais em Portugal, foram criadas mais ligações entre o C4FM com o DMR e o DSTAR através do XLX268.

Actualmente as ligações disponíveis são:

DTMF
C4FMDMRDSTARDashboard
9948
PT YSF009TG 268913XLX268 módulo Chttp://c4fm.from-ct.com/
67755
PT YSF915TG 915XLX268 módulo Fhttp://ysf915.from-ct.com/
52639
PT YSF268 TG 268XLX268 módulo Dhttp://ysf268.from-ct.com/
45742
PT YSF012TG 268912XLX268 módulo E
http://ysf012.from-ct.com/
15461PT YSF903TG 268903XLX268 módulo Hhttp://ysf903.from-ct.com/

Agradecemos qualquer relatório, seja ele abonatório ou sobre algo encontrado.

Air Security e Hotspot Security

Tal qual prometido na NetCT da última semana, aqui fica um documento explicativo das funcionalidades de segurança que são possíveis aplicar ao “nosso” id.

No panorama actual, não tem havido casos dignos de registo, contudo, numa possível situação de duvida, poderá ter a sua utilidade.

 

 

2018-11-07-NETCT - AirSecurity & HotSpot