Formações DMR ** atualização **

 

Novas formações

 

Iniciámos no mês de Março a aplicação prática de uso da rede DMR. A segunda ação de formação incidiu sobre o CPS e a elaboração de um codeplug. Foi solicitado aos presentes um envio de um pequeno ‘codeplug’ que demonstrasse a aquisição dos conhecimentos adquiridos.

Esta primeira fase foi ultrapassada por alguns e é para esses agora que será apresentado o que alguns CPS’s e rádios podem oferecer em uso na rede DMR Brandmeister, bem como sugestões de uso na rede DMR.

Estas sessões irão ser divididas por modelos em exclusivo, o CPS de um não é igual para todos, há rádios que permitem roaming sendo que a maioria o não possibilita. Terá também como novidade o poder ser interactiva, ou seja o utilizador tem acesso a partilhar o seu ecrã e assim poder identificar a sua dificuldade ou a questão que queira colocar.

 

Contamos ser este o plano de ação:

  • Para a primeira sessão as inscrições para os rádios da marca Anytone, mod. D878 ou D578 e até mesmo o 868 embora algumas das funcionalidades não estejam presentes.
  • Para a segunda sessão será inscrições para os rádios da marca Tytera, mod. MD380/390, MD380UV/390.
  • Para a terceira sessão será inscrições para os rádios da marca Retevis, mod, RT3, RT3s, RT82.

 

O facto de não incluírmos o CPS do GD77 é tão somente pelo facto de na sua versão original ser igual ao Tytera MD380 ou Baofeng e na versão de Roger Clark o próprio CPS ter perdido informação sendo que o utilizador terá que a inserir manualmente. Por este facto e por ser um equipamento de entrada de gama muitas das funções possíveis na rede DMR não estão disponíveis no mesmo e por essa razão não o apresentamos neste workshop.

 

Serão enviados email’s a todos os inscritos nas sessões anteriores, para quem pretenda inscrever-se de novo deve identificar qual a sessão pretendida se a 1ª, 2ª ou 3ª, para as inscrições anteriores o procedimento é o mesmo, muito embora possam estar presentes em todas elas se acaso vejam justificação para tal, é capaz de não fazer muito sentido assistir a um workshop sobre o Anytone, muito embora possa ser útil saber o que outros equipamentos podem permitir em relação ao que tenha atualmente e ser um fator a ter em conta em uma futura escolha quando o nosso tual equipamento é um Retevis, por exemplo, mas será sempre uma escolha do próprio utilizador.

Devem confirmar a vossa presença reenviando o email de convite identificando qual o workshop a que pretendem estar presentes. As sessões não deverão ultrapassar 1H, podendo contudo ser estendidas no tempo havendo solitações de colegas e dependente da aquisição de conhecimento geral e/ou individual.

Para os colegas que tiveram uma avaliação positiva na formação sobre CPS e que fizeram envio do codeplug de teste será enviado um “Certificado de Presença” e avaliação que não conferindo nenhum grau académico é representativo do tempo e do conhecimento adquirido, sendo também uma forma de agradecimento da nossa parte pelo vosso tempo e paciência.

 

 


 

Foi então lançado o desafio e estipuladas datas, será sempre aos domingos e sempre com início as 15:00 locais. Os colegas que pretendam assistir terão previamente que o solicitar através do email ‘team.dmr.pt@gmail.com’ que funciona tão somente para recolha dos vossos email para envio do convite para as sessões em Zoom.

 

Nesta primeira fase foram apresentados os seguintes temas;

1 º Ação – 28/02 – 15H
• Breve descrição do funcionamento do sistema DMR, relacionamento entre uma rede de voz digital e uma rede informática.
• Apresentação das diversas plataformas usadas em DMR. Como proceder, o que conhecer sobre elas.
o Brandmeister.network site, Selfcare, wiki de Portugal e RadioID
• Como consultar dados na rede, relativos a contactos, TG’s e outros.
o Brandmeister.network, aprenda a criar consultas sobre contas, TG’s e outros.
2ª Ação – 07/03 – 15H
• Filosofia de um codeplug, o que é necessario sabermos.
o A composição de um codeplug deve ser pensada, quais os repetidores que eu alcanço?, que nomes lhe vou chamar? devo criar uma zona unica e ponho la tudo?
• Contrução em blocos do que iremos necessitar, isto para um melhor entendimento.
• Utilização do software de programação, vulgarmente chamado de CPS (Customer Programming Software – software de programação cliente). Iremos focar sobre os mais usados.
o Iremos ver a construção desde o “zero” de um codeplug e como utilizar ferramentas externas para nos ajudar na construção.

  

Link para as gravações:

 

1ª Ação: Formação 1ªação

2ª Ação: Formação 2ªação 

1º workshop: Anytone “tweaks” dia – 02/Maio

2º workshop Tytera MD380/390 UV380/390 – 09/Maio

3º workshop Retevis RT3s RT82 – 16/Maio

 

 

 

Obrigado a todos os que estiveram presentes.

 


 

 

Bookmark the permalink.

4 Responses to Formações DMR ** atualização **

  1. Acacio Raimundo says:

    Bom dia
    Sendo novo nesta nova tecnologia digital adorei naturalmente que agora terei que praticar para não perder a vossa experiência e explicacao obrigado quero mais obrigado pela vossa disponibilidade

  2. Helder says:

    Boa noite
    Estás formações foram gravadas, será que as podiam disponibilizar?!
    Abraço a todos e bom trabalho.
    Obrigado.