Como iniciámos

 

dmr-variosSomos um grupo de radioamadores apaixonados pelas novas tecnologias, o que levou ao nascimento da rede DSTAR em Portugal em 2008 e em 2015 ao DMR.

Isto não quer dizer que não existam outros modos ou que os modos analógicos estejam a ficar para trás, é tão somente uma nova forma de comunicar. O arranque do DMR em Portugal foi feito pela ARLC em Março de 2015 e foi este o “empurrão” necessário para que novas ideias surgissem e, nasce-se assim este grupo de trabalho que se propõe a colocar um segundo repetidor e registá-lo na rede DMR+ (DMRplus), permitindo assim a interligação nacional entre as redes DMR-MARC e DMR+.

 

Mudança para a rede BrandMeister (Fev/2016)

Devido a diversos obstáculos colocados pelos desenvolvedores do DMR+ (atual IPCS2) que levaram à separação da DMR-MARC dos demais sistemas. A falta de compreensão por parte deste grupo a estrutura “fechada” o não haver respostas para os novos desenvolvimentos e o aparecimento de um novo sistema, levaram a que este projecto tenha sido alterado para a rede  BrandMeister. Este sistema permitirá a integração da rede DSTAR nacional bem como de outros países (Brasil, Espanha, Itália, Alemanha, Holanda, França…) na rede DMR, permite também o acesso à rede DMR nacional e internacional, alguns destes países com interligação à rede DMR-MARC do próprio. Em finais de 2016 permitiu a inclusão da rede C4FM, através do uso de reflectores chamados YSF, e ainda a inclusão do NXDN da ICOM chamado IDAS.
Em 2018 apareceu uma nova funcionalidade, a ligação a rede Wires-X, permitindo a HRi-200 do sistema C4FM ligar-se direta a um master BM. Em simultaneo também foi adicionada a inclusão dos repetidores DR2-X ligarem-se via IMRS ao master permitindo o acesso aos TG’s DMR selecionados pelo dono do repetidor.
Em 2023 foi o ano de um novo sistema se poder ligar ao BM, é ele o sistema Tetra mas em exclusivo ao modo TMO. Aguardam-se desenvolvimentos que venham a permitir o Tetra DMO usufruir da rede BM. 

Neste site pode encontrar informação sobre o que é o DMR, estrutura da rede, atribuição de ID’s software e configuração de equipamentos, vulgo ‘codeplug’ (sessão Software).

 

Os meus agradecimentos a todos os que tornaram possível a realização deste projecto com a aquisição do primeiro repetidor Hytera:

 

CT1HDC – Paulo Pereira, CT2HQT – Paulo Mendes, CT1DNU – José Ferreira, CT1ETG – Fernando Castanheira, CT1FUH – Paulo Sousa, CT1DUM – Carlos Moreira, CU3AT – Gerardo Silva, CU3YA – Inês Zimbron, F1HBG – José, CT2KEV – Luís Franco, CT1EYY – Miguel Carvalho, CT1END – Carlos Nora, CT2CVW – Luís Marques, CT2GKS – Paulo Pires, CT4RK – Carlos Mourato, CT2GXU – António José, CT1AIC – Rui Costa, CT2IXP – Vitor Moreira, CT1EXR – Jorge Lopes, CT2JTR – Pedro Costa, CT2IOK – José Carlos, CT1CEM – Carlos Barbosa.

Para todos, e em nome de todos, o meu muito obrigado. (J.S.)

Comments are closed.