Dicas para o RX através do MMDVMHost

 

 

Já se deve ter interrogado quando olha para o log do MMDVMHost em receção e vê valores em lista definidos como POS/CENTER/THRESHOLD.
O descrito abaixo poderá ajudá-lo a compreender esses valores e corrigir, se necessário, o seu repetidor caseiro.

 

 


 

 

O número “POS” é a indicação da posição da palavra de sincronismo detectada. Idealmente, ele deve permanecer constante. Se ele tem um aumento ou decremento é sinal de “timing drift” entre o Arduino e o rádio. Quanto mais rápido se altera pior é o erro de temporização. Isto é o que o oscilador externo de alta precisão corrige (TCXO). Com um oscilador de precisão o número POS muda muito ligeiramente, talvez um ou dois pontos sobre uma transmissão de três minutos. O BER subirá ligeiramente em torno das alterações do POS, porque o ponto de amostragem dos dados não está numa posição ideal nestes momentos. Uma posição estável da amostra fornece descodificações mais consistentes.

 

O “CENTER” e o “THRESHOLD” (centro e limiar) são os pontos de decisão de amplitude utilizados pelo descodificador ao decidir os valores de símbolo de uma transmissão recebida. Eles são calculados automaticamente a partir dos valores máximos e mínimos do sinal recebido. Alterar o potenciómetro de nível de recepção irá alterá-los. Não acho que haja uma configuração única. Nos meus testes este valor andava a volta de 750. Valores mais elevados farão mais uso da gama do ADC, em teoria eles deviam proporcionar uma melhor descodificação.

 

Idealmente, o valor do CENTER será próximo de zero (0). Se este valor for muito alto pode ser por o seu receptor estar fora da frequência usada pelo TX, ou a afinação do discriminador não estar centrado ao sinal. Um rádio mal alinhado causará um aumento no nível de DC entre o ruído sem squelch e o sinal recebido, isto pode conduzir a erros de descodificação porque o nível CENTER variará durante o stream recebido enquanto os condensadores carregam e descarregam no trajecto do sinal.

 

  • Uma boa maneira de saber se este é o problema é transmitir com 2 rádios ao mesmo tempo, um em cada timeslot. Isso elimina o ruído sem som no intervalo de tempo não utilizado. Se o BER melhorar quando fizer este teste então é uma boa prova de que o discriminador está desequilibrado.

 

Um “RXLevel” baixo no MMDVM.ini baixa o ponto de overflow no ADC, independentemente da configuração do potenciómetro estar num nível alto.

 


Testes MMDVM

 

Aos colegas que estão a seguir o projecto MMDVM e a fazer testes de configuração.

Portugal tem um número de rede que é o 268, agradecia que seguissem esta terminologia..

Para testes, por favor, utilizem ou o vosso ID ou se acaso se quiserem manter incógnitos utilizem o 268999 ou inferior (mas nunca inferior a 268991) 268+vossa região+90~99 (como exemplo 268299 para a região 2), poderá eventualmente já estar na rede outro colega em testes com o mesmo número.
Para confirmarem se ele está em uso na rede consultem a página de status do BM: http://194.38.140.206/status/status.htm.