NXDN no pi-star

Pi-star e o uso do NXDN

 

O NXDN é só mais um modo de voz digital possível de operar/escutar com a inclusão de um “conector” que permite o crosslink com um equipamento DMR ou Fusion operar os diversos reflectores (15 actualmente) espalhados pelo mundo. Nestes reflectores poderão estar ligados repetidores NXDN, sejam eles comerciais ICOM ou JVC Kenwood e ainda os de amadores usando os aplicativos do Jonathan Naylor (G4KLX) disponíveis para download no Github dele ou usando a aplicação pi-star que veio tornar possível a quem não é conhecedor de sistemas informáticos o seu uso.

Vamos então ver o que necessitamos de configurar tanto no pi-star como no nosso radio para podermos aceder a este sistema.

Acedendo ao separador “Configuração” vamos habilitar o DMRGateway na caixa “Configuração do DMR”, nessa caixa selecionamos DMRGateway e salvamos a informação premindo a tecla “Aplicar”. O sistema irá fazer um restart e findo esse processo que leva alguns segundos retorna a imagem da configuração.
Vamos de seguida na linha -BrandMeister Master: – selecionar um master DMR+, no caso podem escolher um qualquer, não irá ser usado mas permite ao pi-star activar o crosslink entre os modos. Não necessitam de habilitar nada mais, resta então tornar a Aplicar.

 

Na imagem abaixo pode ver-se essa configuração:

 


Os modos que devem aparecer podem verificados no separador “Admin” do pi-star e deve ter o aspecto ao da imagem anexa:

Este processo está terminado, vamos agora passar a como o usar e o que é necessário para tal acontecer.
Vamos criar um contacto de grupo no rádio com o número 726810, marquei o 7 para que saibam que este é o número que permite ao sistema saber que vai usar o crosslink de modo. Chamem o nome que quiserem a um canal em que vão usar esse TG. Depois de configurado o rádio, selecionam o canal acabado de criar e primem o PTT durante 1~2seg, ao ser libertado irão ouvir “Linked to two six eight one zero”, ou seja receberão sempre a informação da ligação, terminada essa informação não a voltarão a ouvir e estão ligados ao reflector NXDN Portugal que pode ser visível aqui: http://nx26810.from-ct.com.
Para desligar bastará enviar um contacto de grupo como 709999, irão ouvir “Not Linked”, isto informa que perderam a ligação ao reflector.

Este TG, usado em modo DMR passará para o reflector NXDN e é identificado nas Dashboards, tanto do BM como na nossa ( https://dmr-portugal.org/bm268/bm2682/) como é usual, se usada a conversão DMR2NXDN habilitada no pi-star, tanto na dashboard do BM como na do DMR Portugal não é identificado o utilizador. Isto deve-se a que a identificação dada em NXDN não cumpre os requisitos do ETSI DMR, 5 digitos em vez dos 7 no DMR.

Já existem alguns registos nacionais, mais abaixo pode ver-se a página criada para os registos: http://nxmanager.weebly.com


REGISTO NXDN (se acharem necessário, se não pensam comprar um radio IDAS não vejo necessidade)

 



REDE NXDN MUNDIAL

 

— disponível no pi-star ou para quem queira compilar de raiz —

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

Comments are closed.