NXDN

Breve história sobre o NXDN ™

 

O NXDN ™ foi desenvolvido para satisfazer o mandato de “refarming” da FCC que exigia que todo o uso de LMR (equipamentos de comunicações terrestres) nas bandas VHF e UHF mudassem para banda estreita até 1 de janeiro de 2005. A exigência deste mandato era que qualquer tecnologia que o cumprisse também tinha que ter a capacidade de fornecer voz e / ou dados em 6,25 kHz ou numa largura de banda “equivalente”.

 

Por muitos anos pensou-se que atingir 6,25 kHz de largura de banda e manter uma qualidade de comunicação aceitável, ao mesmo tempo, era um grande desafio técnico, se não tecnicamente impossível. No entanto, pesquisas sobre os avanços na tecnologia de codificação de voz e outros elementos essenciais à comunicação sem fio digital mostraram que era realmente possível obter comunicações nessa largura de banda e o nascimento da NXDN ™ tornou-se uma realidade.

 

A Icom e a JVC KENWOOD começaram a colaboração em 2003 e os primeiros produtos de rádio convencionais compatíveis com NXDN ™ surgiram em 2006. O anúncio do protocolo NXDN ™ foi feito na IWCE 2005, indicando que havia empresas que conseguiam cumprir a banda estreita exigida mas não dentro do prazo do mandato. Os pedidos subsequentes para o atraso desse prazo resultaram na sua reversão para 2013, mas o NXDN ™ estava pronto para ser lançado e o lançamento prosseguiu.

 

Os primeiros produtos a serem lançados foram rádios convencionais e repetidores que tinham a capacidade de “modo duplo” desde o início, ou seja, operar nos modos digital e analógico. Este foi um requisito importante na migração para o digital, uma vez que os sistemas analógicos ainda tinham muitos anos de uso. A substituição completa de todo um sistema não era uma opção financeira viável para a maioria dos utilizadores.

 

Nos últimos seis anos, o conjunto de padrões NXDN ™ cresceu para incluir soluções de trunking de um ou vários sites. O gráfico abaixo mostra uma representação simples da estrutura do conjunto de padrões NXDN ™. Melhorias já adicionadas são a criptografia AES e DES, por exemplo.

 

Embora seja uma solução primordial para os segmentos de mercado de negócios e indústria, a aceitação da NXDN ™ em todo o mundo atingiu agora um nível em que praticamente todos os segmentos de mercado, incluindo entidades de segurança pública, estão usando o NXDN ™, bem como os amadores.

 

 

Abaixo está um breve cronograma da evolução dos marcos históricos do NXDN ™.

 

 


 

 

 

Comments are closed.