O que é o DMR, BrandMeister ou DMR+

images

Conhecido como “DMR”, o que é o Digital Mobile Radio?

 

É um padrão para comunicações de voz digital publicado pelo Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI) e que ao contrário de todos os outros, permite 2 conversas de voz simultâneas utilizando um único repetidor, é como ter 2 repetidores numa mesma caixa!
Tem um desempenho de áudio melhorado, uma utilização mais eficiente do espectro radio elétrico e permite uma maior autonomia da bateria em relação ao analógico. Tem também um menor custo para as Associações em comparação com outros modos de voz digital de amador.
É possível estar interligado a mais de 1600 outros repetidores DMR em todo o mundo.

O DMR é portanto o mais recente protocolo digital para radioamador. Os rádios DMR são produzidos por vários fabricantes e todos funcionam em sistema TRBO enquanto compatíveis com Tier II, como ocorre na sua grande maioria. O DMR não é compatível com a tecnologia DSTAR da ICOM. A concorrência entre fabricantes é uma das grandes razões pelo qual os preços dos equipamentos DMR tendem a decrescer. O DMR está para ficar, uma vez que não é tecnologia de um fabricante, como por exemplo o Fusion da Yaesu.
A rede DMR-MARC tem algumas características inovadoras tais como comunicações em 2 timeslots como referido acima, permite encontrar a localização de utilizadores e tem capacidades de mensagens de texto.

Como já foi referido, o DMR suporta 2 canais em divisão de tempo num repetidor. Muitos dos nossos repetidores têm num deles a ligação às redes nacionais e internacionais, utilizando o segundo intervalo de tempo para as comunicações locais e regionais.
Os Sysop’s dos repetidores da rede DMR-MARC e os administradores de rede monitorizam constantemente o desempenho da rede utilizando várias ferramentas de diagnóstico, tais como RDAC e GW3-TRBO.
A rede DMR-MARC tem repetidores nos EUA, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Espanha, Canadá, Suíça, Áustria, Finlândia, Suécia, Itália, México, Reino Unido, Roménia, Chile, Holanda, Hong Kong, Brasil e França. Quando um utilizador transmite, vários repetidores fazem a retransmissão na nossa rede, como se fosse um reflector no DSTAR, sem que o utilizador tenha que se preocupar em encontrar números de nós ou códigos de acesso.

 

DMR RADIO

Digital mobile radio (DMR) is an open digital radio standard for professional mobile radio (PMR) users specified in the European Telecommunications Standards Institute (ETSI) Standard TS 102 361 parts 1-4 and used in products sold in all regions of the world. The applicable ETSI emissions compliance standards are EN 300 113 and EN 300 390. The standard was first published in 2005 and has been widely adopted by radio manufacturers and users.

The DMR standard operates within the existing 12.5 kHz channel spacing used in land mobile frequency bands globally. Its primary goal is to specify a digital system with low complexity, low cost and interoperability across brands, so radio communications purchasers are not locked into a proprietary solution. DMR provides voice, data and other supplementary services. DMR is a two-slot, time division multiple access (TDMA) system offering voice, data and a range of other features and applications. The specification covers the RF frequency range 30 MHz to 1 GHz and uses 4 level FSK constant envelope modulation.

In 2005, a Memorandum of Understanding (MOU) was formed with potential DMR suppliers including Tait Communications, Fylde Micro, Selex, Motorola, Hytera, Vertex Standard, Kenwood and Icom to establish common standards and interoperability. While the DMR standard does not specify the vocoder, MOU members agreed to use the half rate DVSI Advanced Multi-Band Excitation (AMBE) vocoder to ensure interoperability.

 

Quer saber mais? Consulte este documento da página trbo.org, Amateur Guide to DMR.


BrandMeister

índice

BrandMeister é um software operacional para servidores “masters” (1 por país) que participam numa rede de infra-estrutura mundial de sistemas de voz digitais para radioamadores.

Se é um radioamador que opera em modos de voz digital, como o DSTAR, DMR, C4FM, APCO25 ou outros, não precisa de saber muito sobre o BrandMeister, será fácil operá-lo e à sua infra-estrutura.
Se é um radioamador operando um repetidor na sua área local, pode estar interessado em saber um pouco mais sobre o BrandMeister e como pode participar nele.

Uma breve visão geral dos principais recursos da rede BrandMeister:

Sistema de comutação para IP-habilitado em rádio DMR convencional
Suporta qualquer equipamento para acesso de rede e qualquer equipamento de utilizador final mais conhecido, e é fácilmente expansível.
Executa swicthing da Layer3 (Call Control) do stack DMR
Tem stack de dados incorporado (Layer4)
Tem dados embebidos e aplicações de voz
Roteamento flexível com dados de banco de dados global, cache InMemory local e scripts Lua
N
otificação de eventos utilizando filas de mensagens (chamadas, conexões, alarmes, mensagens locais e telemetria)
Permite construir a própria rede baseada na tecnologia mesh

BrandMeister permite conectar a redes MOTOROLA DMR-Mar, Hytera e IPSC2, isso significa que pode operar com radioamadores DMR em qualquer das infra-estruturas ao mesmo tempo.

 

BrandMeister permite-me


Mudar automaticamente de repetidor em repetidor conforme o vou perdendo (RRS) se o seu equipamento tiver RRS ou ARS (Hytera ou Motorola)
Efectuar conversas para qualquer parte do mundo, com qualquer tipo de rede DMR amador, atualmente até a “excluída” rede DMR+ (IPSC2) 
Enviar a minha localização para APRS, se o equipamento tiver GPS
Enviar SMS e receber
Enviar (e receber) SMS para (ou de) APRS
Para controlar algo elétrico usando o meu rádio DMR remotamente

 

 

 


 

DMR+/IPSC2 (DMRPlus) o que é?

 

DMRplus

 

O DMR+, atual IPSC2, destingue-se do DMR-MARC pelo facto de permitir equipamentos Hytera dentro do que era um monopólio da Motorola.

Não é melhor nem pior que o DMR-MARC embora na minha opinião seja mais útil. Enquanto na rede DMR-MARC os contactos, tirando os locais, só podem ser feitos através de grupos de conversação (TG’s) no DMR+ o mesmo é feito como chamada privada (Private Call). Enquanto no DMR-MARC poderemos fazer um contacto internacional com alguém utilizando o TG-1 (WorldWide, qualquer língua não mais que 2 minutos por QSO) e depois pedir para passar a outro TG, por exemplo o TG-11 (Inglês, sem temporização). Isto obviamente tem um inconveniente, nunca se sabe quem vai responder à nossa chamada, se acaso queremos contactar alguém especificamente, nesse caso teremos que o informar antecipadamente, por um qualquer meio, da hora e do TG onde o iremos chamar.

O DMR+ veio criar a possibilidade de sermos especificos na nossa chamada permitindo algo não possível na rede DMR-MARC, nesta última o “Private Call” não é permitido no slot 1. O DMR+ permite então aceder à rede DMR-MARC e aos TG’s que estejam lá configurados pelo slot 1 e tudo o resto, ligações a outros repetidores DMR+, ligação a outros reflectores (exclusivos da rede DMR+), ligações a utilizadores (desde que sob a rede DMR+) utilizando o slot 2. Vemos então que as redes estão separadas mantendo cada uma a sua estrutura e regras, através da utilização dos slot’s.

A utilização do DMR+ é em tudo semelhante à utilizada no DSTAR, permitindo assim que utilizadores DSTAR estejam mais à vontade com este sistema. 

 

Comments are closed.