Anytone D878 & D578, APRS how to….

 

 

 

Para termos ativo o envio da informação GPS do nosso radio precisamos do seguinte:

– de ter conta Selfcare no Brandmeister e configurada com o tipo de equipamento correto, se no menu “Optional Setting” no separador “Digital Fun” selecionarmos M-SMS será Motorola Radio, se H-SMS então será Hytera.

– o rádio bem configurado. Após o radio definido no Selfcare vamos ver o que é necessário no lado do CPS. Primeiro selecionamos no menu “APRS”, isso irá abrir um quadro dividido em algumas sessões:

 

 

 

No lado direito, em Digital, temos diversos templates, tenho verificado que muitos preenchem estes templates com informação diversa, como seja a escolha de um canal específico, isto poderá servir se o nosso intuito e numa qualquer circunstância usar um identificador diferente ou ate mesmo nenhum. Pessoalmente como pretendo usar o APRS sempre e só com um único identificador deixo tudo conforme está, ou seja, é o canal onde estiver na altura e o slot que estiver a usar. No APRS TG, existe o comum a todos os masters Brandmeister, ou seja, o MCC do país + 999, ou seja, 268999 e no caso português existem ainda uns já configurados e que ultrapassam o que estiver configurado no Selfcare, são eles desde o 268960, cujo boneco representa uma casa, até ao 268969 que é o SSID -9 ou seja um carro. No caso de portáteis usa-se o 268967 igual ao SSID -7, este é o TG que uso.
Abaixo deste campo tem o modo como vão usar esse TG, ele é privado.

Abaixo temos o tempo de espera para ativação do repetidor “Repeater Activation Delay”, temos testado alguns valores e 400ms parece ser o correto, não gerando falhas de envio, isto se em automático. Mais à frente falarei sobre o não envio em modo automático, havendo só envio se falarmos, ou seja, se for ativado por PTT.

Por debaixo da sessão Digital temos a Analógica.

Se quisermos desativar a “ronca” de cada vez que emitimos devemos colocar em Off o campo “APRS TX Tone”. Algo que também devemos alterar é o indicativo de destino, o que identifica o tipo de equipamento na rede APRS, no caso do Anytone 878 devemos colocar APAT81, se D578 será APAT51, no SSID de destino deixaremos o 0, no nosso indicativo colocaremos o nosso em maiúsculas, e no nosso SSID o identificador de menos qualquer coisa, por norma será o -7 (portátil). Os outros dois campos são referentes ao “boneco” a usar, existem duas tabelas, uma principal e uma estendida que permite mudarmos o boneco apresentado perante a rede APRS. Abaixo temos o caminho e o número de saltos, para os portáteis o WIDE1-1 é quanto baste, para móveis ou quem ande de portátil, mas em movel o WIDE1-1WIDE2-2 é aconselhável. Atenção que o equipamento tem um bug e para os que estão habituados a que cada sentença tenha um ponto e virgula não o devem colocar neste campo, sigam o que vinha estabelecido por defeito.
Ainda dentro do Analógico temos a frequência a usar, 144.800, o atraso de transmissão, no caso do analógico pode ser algo entre os 100~200ms, os tons a usar, no caso nenhuns, o pré envio, que poderá ser de 300ms e qual a potencia que pretendemos usar.

Temos ainda os ajustes a serem feitos no caso de envio automático ou manual e ainda a posição fixa, não lhe acho muita piada, mas existe. No caso do intervalo de TX em manual é o tempo em que numa transmissão vamos fazer envio do sinal GPS, este campo tem valores entre 0 e 255, afim de evitar muitos envios dentro do mesmo QSO ou seja em 3 minutos poderemos escolher um valor entre 90 a 175 seg., 90 dará a possibilidade de 2 envios dentro do ToT e 175 dará só 1 único envio, estes valores devem ser confirmados e configurados por cada um dependendo da necessidade ou gosto pessoal e do tempo de presença na rede, há colegas que em quando emissão não falam mais que 20 ou 30 seg. neste caso e para esses, será de alterar este valor porque se não o sistema nunca irá enviar a localização.

O APRS auto TX, permite o equipamento fazer a emissão do sinal APRS no tempo selecionado. Não devem ser usados valores como 10 seg. ou 15, isso provoca uma saturação na rede, não necessária. Valores entre os 60, 90 ou 120 seg. são o ideal

O suporte para o roaming, no meu entender não tem nenhuma razão de existir, o equipamento não seleciona repetidores por posição geográfica, aliás nem tão pouco sabe onde eles estão, mas sim pelo sinal recebido dentro de uma tabela configurada pelo utilizador.

Por último temos o Beacon fixo, que vai usar as coordenadas em graus decimais introduzidas pelo próprio.

 

Esta foi a primeira parte da programação necessária para uso do APRS.

 

Vamos agora analisar o necessário nos canais.

 

 

Aqui temos pouco a configurar, no campo “APRS Report Type” escolhemos “Digital” e no caso de termos deixado o intervalo de “APRS Auto TX Interval” em Off no menu APRS, aqui no canal devemos no campo “Digital APRS Report Channel” escolher o tipo de Template que definimos no menu APRS. Ora como nesse menu deixámos todos com o mesmo tipo de seleção, ou seja, o canal em que estamos e a slot em que estamos, neste caso basta só ativar o Digital APRS Report Channel para On e deixar o Template como está. Neste caso, e como iniciei dizendo, o sinal GPS é enviado pelo próprio, para isso selecionamos no campo “Digital APRS PTT Mode” o On.

Se a sua ideia é ser automático, então no menu APRS selecionamos o intervalo de Auto TX, deve estar entre os 60 e os 180 seg. e no canal desativamos o campo “Digital APRS PTT Mode” passando-o para OFF

No APRS analógico, o procedimento é o mesmo, os canais pretendidos de serem incluídos no envio de APRS são configurados no campo “APRS Report Type” como “Analog”, dentro do temo estipulado no “APRS Auto TX Intervals” o equipamento fará´uma rápida emissão em 144.800 do sinal GPS mais os dados introduzidos na configuração do Analog no menu APRS.

 

 

Links uteis:

Símbolos APRS: http://www.aprs.org/symbols.html

 


 

Não consigo enviar SMS’s…!!!

 

 

Na rede DMR operam diversos fabricantes de equipamentos, embora o DMR tenha um standard nem todos o aplicam da mesma forma.

Um equipamento Motorola não trata a informação de “data” em conjunto com a informação de “stream de voz”, os equipamentos Chineses, usam para GPS uma informação distinta dos equipamentos Hytera, e outras diferenças.

De maneira a que todos se possam entender na rede BrandMeister a mesma dispõe de ferramentas que permitem “traduzir” e adaptar o que cada um fala, para isso tem que saber o que cada utilizador, através do ID empregue, usa. Na página https://brandmeister.network/index.php?page=login&returnurl=%2Findex.php%3Fpage%3Dselfcare poderão ter acesso a diversos parâmetros, como sejam, a configuração do vosso rádio perante a rede, se tiverem GPS qual o símbolo e o SSID a usar, se tiverem um equipamento Hytera e quiserem só enviar a vossa posição quando falam, o texto a usar no TA (Talker Alias) -> algo que dará mais informação que um simples indicativo e ID, bem como modos de proteção de conta, nos quadros seguintes tentarei mostrar o seu significado e o que lá colocar.

Ao acederem à página tem a opção de entrar com um registo já previamente feito ou de efectuar um registo, se por acaso nunca o fizeram, o processo é simples, irão receber um e-mail de confirmação de que o vosso e-mail é o que informaram, deverão validar esse link, ele irá confirmar que foram vocês que requisitaram essa conta. Mais tarde receberão uma informação da aceitação da conta, a partir dessa altura poderão então entrar e validar os dados como apresentados abaixo.

 

 

Acedendo ao link: https://brandmeister.network/index.php?page=login&returnurl=%2Findex.php%3Fpage%3Dselfcare temos a página que já muitos conhecem, mas que alguns ainda desconhecem a possibilidade de mudar a língua, veja como mudar para a nossa:

 

 

mudar a lingua

 

 

Primeiro passo atingido vamos, e após a receção da validação da nossa conta, entrar então:

 

quadro de entrada

 

Podem, se o quiserem fazer, alterar já os dados a fornecer para o TA. Se o fizerem a informação passada para a rede será a colocada lá, na imagem podem ver onde e como, não ultrapassem os 13 caracteres (espaços incluídos). Na imagem abaixo podem ver a diferença entre quem já o fez e quem não:

 

TA

O primeiro não tem o TA configurado, sendo portanto o original, o segundo já o fez e é essa a informação transmitida pela rede.

Neste quadro iremos escolher o equipamento que usamos:

 

escolha do radio

 

Isto é o necessário para que o seu equipamento envie e receba SMS, vamos agora ver a informação de GPS, se acaso o seu rádio tiver GPS e se usar o contacto privado 268999, deve aqui escolher qual o SSID a atribuir se usar o desenvolvido em Portugal (https://dmr-portugal.org/?p=1000), pode evitar este passo.

Iniciamos pela escolha do temporizador de envio automático do sinal de GPS.

 

escolha tempos Gps

E de seguida qual o SSID a atribuir ao nosso indicativo:

 

escolha ssids Gps

 

 

Existem ainda outras funcionalidades nesta página, o In Call GPS, só aplicável a quem tenha equipamentos Hytera firm.V8 e que não queira que o mesmo temporariamente envie a informação de GPS. Esta função só é executada sempre que o utilizador pressiona o PTT.

 

 

O Hotspot Security, que permite alterarmos a password com que o nosso hotspot se vai registar na rede, protegendo assim contra que outros possam usar o nosso ID.

 

 

Hotspot

 

A utilização é simples, ao habilitarmos irá aparecer uma caixa onde colocamos a password que pretendemos, essa será a mesma que vamos colocar no nosso hotspot.

 

password

Existe a mesma funcionalidade para o ID do radio, só permitindo que o utilizador use aquele ID, é um processo um pouco mais moroso e fora do intuito deste documento mas que irá em breve ser desenvolvido noutro tendo como base só esta possibilidade. Se no entanto estiver interessado entre em contacto com a equipa de suporte.

 

air

 

Esperamos que este documento o possa ajudar.

 


 

 

 

WX – GPS – Metar por SMS na rede DMR

 

 

SMS na rede BM

 

TG 262993 – WX, GPS, e METAR

 

Enviar uma mensagem de texto com o respetivo comando para o TG 262993

Todos os comandos devem ser enviados como mensagem privada. Maiúsculas/minúsculas são ignoradas, assim pode escrever WX wx ou Wx

As horas no SMS são sempre em UTC.

 

Sistema de Ajuda

 

  help – Envia-lhe uma mensagem de texto com as diversas funções existentes.

 

Função echo

 

  echo – Com o comando echo pode testar se a função SMS está configurada corretamente. Se receber de volta uma mensagem de texto, tudo está bem. Claro que também pode usar o comando help para fazer este teste.

 

Função tempo

 

  wx – dá-lhe o tempo meteorológico relativamente ao local que recepcionou de onde enviou o seu SMS

 

 help wx – Descrições de todos os comandos à consulta de tempo meteorológico.

 

Comandos disponíveis:

 

 wx town

 wx zip town

 wx zip, cc

 wx Town, cc

 wx zip Town, cc

 

Exemplos

 

 wx Moorenweis

 wx 23730 Neustadt

 wx 16766, de

 wx Melbourne, au

 wx Melbourne, nos

 wx 82272 Moorenweis, de

 

o nome da cidade, código postal, “cc” é código internacional do país com 2 dígitos, http://laendercode.net/de/countries.html

 

exemplo

 

Hi Jens,
Weather for Moorenweis
Clear: clear sky
Temp: 27.24 C
Humidity: 50
Pressure: 1013 hPa
Wind: 5.1 km/h
Out of: 130

 

Em muitos casos, a indicação do nome da cidade deve ser suficiente. Se houver o nome do lugar em vários países, pode ter a sorte de o localizar numa primeira pesquisa. Para uma melhor pesquisa, além do nome da cidade e do código postal é especificar também o código do país.

 

«…Pode criar modelos de SMS no seu rádio para não ter sempre que escrever o texto sempre que pretenda fazer uma consulta frequente….»

 

Tempo local em relação à posição GPS

 

  WX GPS

 

Se a posição GPS não tiver sido enviada, o tempo será enviado com base na última posição transmitida.

 

PS: em vez de “WX” você sempre pode escrever “WEATHER

 

METAR WEATHER – chamado Relatório de Tempo no AERoporto https://pt.wikipedia.org/wiki/Metar.  Se a mensagem recebida informar que nenhum dado foi encontrado:

 

‘No METAR available for XXXX or the report is older than 2 hours.’

 

isto pode ser causado pelo aeródromo não ter gerado nenhum relatório nas últimas 2 horas.

 

METAR xxxx – onde xxxx é o código ICAO do aeródromo

 

Código de informações ICAO https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_airports_by_ICAO_code:_L#LP_.E2.80.93_Portugal, ICAO Code Search https://www.notams.faa.gov/common/icao/

 

Exemplo para Munique

 

METAR EDDM

 

Conteúdo do SMS:

 

Hi Jens,
METAR for EDDM:
EDDM 211420Z 10010KT 060V130 CAVOK 28/13 Q1013 NOSIG
EDDM 211350Z 09010KT 030V120 CAVOK 28/13 Q1013 NOSIG
EDDM 211320Z 08011KT 040V110 CAVOK 28/13 Q1013 NOSIG

 

Exemplo de Hannover

 

METAR EDDV

 

Conteúdo do SMS:

 

Hi Jens,
METAR for EDDV:
EDDV 211450Z 27004KT 230V340 CAVOK 24/12 Q1014 NOSIG
EDDV 211420Z 32005KT 280V010 CAVOK 23/13 Q1014 NOSIG
EDDV 211350Z VRB02KT CAVOK 23/13 Q1014 NOSIG
EDDV 211320Z VRB02KT CAVOK 23/11 Q1015 NOSIG

 

METAR help – Fornece uma visão geral de todos os comandos do serviço Tempo do METAR

 

Função GPS

 

help GPS – Visão geral dos comandos de GPS

 

GPS – posição atual em Lat Long  – a direção e distância para o repetidor através do qual a última posição tenha sido relatada

 

exemplo:

 

Hi Jens,
Your last report
Time: 21.07.2017 – 15:10:17
N48.08683
E11.281484
Course: 289
Address:
Unnamed Road, 82234 Weßling, Germany
Repeater: DB0RTA
Direction: NE/50°
Distance: 4.14 km

 

GPS set – armazena a última posição transmitida como Home Point

 

GPS home – indica a direção e distância para o Home Point; transmite a sua posição de movimento, também é mostrada a direção que deve seguir afim de acessar o Home Point (Ponto de Partida).

 

exemplo:

 

Hi Jens,
Your Home Point is located
S/198°
0.01 km
turn left 161°

Your last position:
21.07.2017
15:28:11
N48.086803
E11.282365
Course: 359

 

GPS <indicativo> – indica a direção e distância para o indicativo de chamada (desde que o OM enviou a última posição)
se alguém enviar a sua posição a partir de uma consulta, irá também aparecer em que direção você deve seguir para atingir o OM
o OM pode ter diversos ID’s e em posições diferentes, deve fazer o envio do sinal de GPS de cada um dos ID’s que pretende utilizar
apresenta a LAT, distancia, direção a tomar e coordenadas em graus decimais do OM e o endereço “conhecido”

 

exemplo:

 

GPS DK5RAS

 

Hi Jens,
DK5RAS is located
N/355°
181.85 km
turn left 99°

N49.716278
E11.070231

Am Stahl, 91301 Forchheim, Germany

reported at:
21.07.2017
14:11:32

 


 

APRS via DMR – Funcionalidade acrescida

 

Como já existe um conjunto interessante de utilizadores de equipamentos com GPS em DMR e que estão a enviar os seus dados para a rede de APRS, achou-se que seria interessante poder tornar mais versátil o serviço.

 

Nas configurações actuais, é utilizado o endereço 268999, que é comum ao “Registration/Messaging/Telemetry/Location Service”, na rede APRS não existe indicação de qual a porta de entrada (gateway/repetidor), ficando unicamente a indicação do servidor “CQ0DMR-10”. Por outro lado é tido em conta a configuração existente no portal do BrandMeister (SelfCare) para o Indicativo/SSID (-7,-9 por exemplo):

 

 

 

2017-05-11 12_13_01-SelfCare _ BrandMeister

 

Ficando a rota do pacote como:

 

 

2017-05-11 11_51_34-Pacotes originais de CT1FHV-9 – Google Maps APRS

 

 

Nova função

 

Para que fosse possível “perceber” na rede APRS qual a porta de entrada foram criados novos endereços:

 

2017-05-11 12_01_55-Sem título - Bloco de notas

Normalmente serão usados o 268967 (Portátil) e 268969 (Carro).

 

Assim iremos ter a indicação da gateway/repetidor de entrada de uma forma clara, no caso a entrada via repetidor de Coimbra – CQ0DCO:

 

2017-05-11 12_04_46-Pacotes originais de CT2JAY-7 – Google Maps APRS

 

Com esta função, é eliminada a limitação que existia, de para o mesmo ID no DMR usar o mesmo “boneco” e Indicativo/SSID podendo por exemplo:

 

Usar sempre o mesmo ID de DMR em portátil e móvel, variando o endereço para onde é enviada a localização:

Portátil: enviar para 268967

Móvel: enviar para 268969

 

Artigos relationados:

 

Habilitar GPS no Hytera AR685

Habilitar GPS no Hytera AR685

 

Para habilitar o envio de GPS do Hytera AR685G (o mesmo se aplica a outros modelos) é necessário habilitar a caixa GPS no menú “Conventional -> General Setting -> Accessories”. Também é necessária a informação de como e onde o fazer, podemos escolher canais que fazem o envio e outros que não, mesmo dentro do mesmo repetidor.

Veja a imagem abaixo e siga essas configurações:

 

2017-03-15_145044

 

Esta configuração permite habilitar o GPS, vamos agora ver como configurar um canal para o envio de informação de GPS:

Através do menú “Conventional -> Channel -> Digital Channel”, escolhemos o canal em pretendemos difundir a informação de GPS, siga a imagem para ver  o que é necessário:

 

2017-03-15_150732

 

Basta ativar a caixa GPS Revert Channel. O RRS (Radio Registration Services), poderá também ele ser habilitado bastando informar o rádio de qual o TG a operar. No menú “Conventional -> General Setting -> Network” a informação visível na imagem abaixo:

 

 

2017-03-15_153155