Sabia que….

 

***     Sabia que…     ***

 

  • Qual a diferença entre tg2 tg8 tg9 ?

 

Todos estes são usados em Slot 2 nos repetidores, cada um deles tem um uso específico, assim repetidores que tenham uma ligação externa ligada directamente a ele, o chamado “Cluster” vão escutar essa comunicação no TG 2.
Um grupo de repetidores que também tenham eles uma ligação externa “ao grupo” irão escutar em todos eles no TG 8.
Finalmente, quem só queira comunicar em modo “Local”, ou seja sem ligação a rede externa, usara o TG 9 para tal. Estes TG’s só devem ser usados em repetidores, o seu uso em hotspot’s não tem objectivo ou sentido algum. Relembrando os nomes dados a estes TG’s:

 

TG 2 = Local/Cluster

TG 8 = Local/Regional

TG 9 = Local/Reflector

Exemplos de Cluster:


268303 = TG 2 no repetidor Arrabida (CQ0DMA)

 

Exemplos de Grupos:


268901 = TG 8 nos repetidores Monte Virgem (CQ0DMV), Freita (CQ0DFR) e Viseu-Cota (CQ0DLU)

 

O uso de reflectores foi descontinuado.

 

  • Quais as frequências recomendáveis para os hotspot em UHF e VHF ?

 

Sendo que um hotspot é um repetidor simplex e que um utilizador comum não pode ser detentor do mesmo, resta-nos apelar ao bom senso de o ter em uso exclusivo, para isso deve activar no hotspot o “Self Only” e de o manter com pequena antena de borracha e com os 10 mW, assim sempre se pode “apelar” a que é uma estação de uso privado e não de uso comum e que se pode englobar nos Low Power Devices (LPD), não é que sirva de desculpa mas…
Com respeito às frequências a usar, recomendam-se as publicadas pela IARU para a região 1, modo simplex.  

 

  • Jitter! o que é isto?

O Jitter-buffer é um buffer de armazenamento temporário usado para capturar pacotes de entrada. Ele é usado em redes baseadas em pacotes para garantir a continuidade dos fluxos, no caso, de áudio, tratando os pacotes recebidos, reordenando-os e corrigindo-os, caso haja detioração dos mesmos.
O aumento do Jitter-Buffer embora melhore significativamente a recepção provoca um delay entre o emitente e o receptor não devendo os valores ultrapassar os estabelecidos por defeito, que é de 360ms, mesmo este valor já pode provocar um atraso superior a 250 ms se acaso houver problemas no acesso de internet.

 

  • Existem TG’s de informação, são eles:

268900 – Serviço Horário, comunicação da hora actual.

268990 – Informação do ID que estão a usar, seja hotspot (não faz sentido) seja um repetidor que não sabem qual.

268991 – Informação dos TG’s estáticos no hotspot/repetidor que estiverem a usar.

Alguns deles poderão não trabalhar se a língua for Inglês, devem mudar no Selfcare para Português.

 

  • O chamado “Local” pode ter várias interpretações e usos, assim temos:

TG2 – Local/Cluster = Quer dizer que fala localmente e permite que externamente possa ser contactado usando o TG cluster agregado ao repetidor, em Portugal usamos o mesmo número que o ID do repetidor.

TG 8 – Regional = Tal como o nome diz, é um TG externo comum a um grupo de repetidores ou região e que pode ser acedido externamente, resultando em que irá sair nesse grupo de repetidores.

TG 9 – Local/Reflector = Só permite o contacto dentro do repetidor e da sua área de cobertura. No repetidor será sempre “Local”, abrangendo a sua cobertura geográfica.

 

F.A.Q.

 

  • “A mudança de TG em determinados hotspot pode ser efetuado por códigos DTMF, existe algum impedimento ou inconveniente em enviar esses códigos audiveis na rede ?”

Não existe nenhum impedimento, o inconveniente poderá ser o facto de quem desconheça pensar que alguém está a introduzir tons na rede sem fundamento.

 

  • “Supondo que tenho num determinado equipamento uma versão de FW mais recente e que pretendo atualizar o mesmo com um codeplug facultado por um colega mas em que o mesmo tem uma versão de firmware anterior, posso fazê-lo ? como o deverei fazer ?”

Pode sempre fazer, de uma versão anterior para uma mais recente não existe nenhum problema, o contrário poderá trazer problemas. Alguns CPS de fabricantes, Motorola, Hytera e outros, não permitem a abertura de um codeplug mais avançado que a versão do CPS, o contrário é viável em todo o CPS. Este assunto está publicado no Facebook do DMR Portugal: https://www.facebook.com/groups/DMR.Portugal/permalink/2175739715870830/, bem como o respectivo procedimento a tomar. Embora seja referente ao Anytone aplica-se a qualquer outro CPS.

 

  • “Para atualizar um FW mais recente no equipamento posso fazê-lo com o cps que tenho instalado ou deverei verificar se existe nova versão de cps ?”

Deve sempre verificar se existe uma versão mais actual. Tal como explicado na anterior, certos CPS leêm a versão do codeplug e se esta for superior a permitida pelo CPS não vai ler o rádio. Também e com base na resposta ao ponto anterior, deve sempre salvar o “antigo codeplug” já na nova versão de CPS e só após ter actualizado algumas informações, de maneira a actualizar o codeplug, é que o deve enviar para o rádio já com a nova versão de firmware.

 

  • “Qual a finalidade ou como funciona a função Promiscous num equipamento ?”

A função “Promiscous” ou “Monitor Digital” ou ainda “Motorola OVCM” (Open Voice Channel Mode), permite que um equipamento receba qualquer TG, mesmo que o rádio o não tenha configurado na lista de contactos, nalguns equipamentos permite a operação do mesmo “equilibrando” o uso do GroupCallHangTime. Na maior parte dos equipamentos chineses de baixo custo deve evitar-se o uso da função a não ser que seja em exclusivo para escuta, isto porque a não reserva de tempo para uso do grupo provoca as vezes confusão, temos o operador a responder num TG que afinal não é o ouvido pelo modo Promiscous. O mesmo acontece também ao ter escuta nos equipamentos dual Watch em que ao usar por exemplo a sub-band e havendo uma chamada na main-band o operador vai sair noutro local que não o pretendido.

 

  • “O TG designado por “Nacional” é mesmo nacional ou é um cluster ?”

O TG “Nacional” é o 268, é único e a comunicação da rede é feita em exclusivo nesse TG. Um cluster usa sempre 2 TG’s um local e agregado ao dispositivo (sempre um repetidor ou grupo de repetidores) o outro que permite que externamente se chegue ao primeiro. Para consulta de TG’s ou clusters aconselha-se a leitura da Listagem de repetidores, neste mesmo site.

 

  • “Num hotspot em que estejam programados diversos TG como estáticos, se patilharmos num determinado TG para efetuar um QSO, deveriamos nesta situação escutar outros TG ? a acontecer qual poderá ser o problema ?”

Só conseguimos patilhar se o Slot estiver vago na altura, mas pode acontecer apanharmos o intervalo entre cambios, nesse caso iremos ouvir sim. No caso de um repetidor o TG que estiver capturado (seja dinâmico ou estático) tem um período de proteção da rede de 30 seg, ou seja durante 30 seg ninguém consegue mudar o TG para outro , no caso de um hotspot o comportamento já poderá ser alterado pelo tempo do NetHangTime. Mas o melhor mesmo, e no caso do hotspot é não ter estáticos, isto se o que pretende é usar o equipamento, se for só para servir como “telefonia” então assuma que por alguma forma poderá sempre vir a perder a comunicação se um dos outros TG’s estáticos tiver tráfego.

 

  • “Na existência de vários TG estáticos e existindo vários TG em uso qual iremos escutar ?”

O primeiro que tiver sessão aberta por alguém!

 

  • “No envio de mensagens APRS ou SMS DMR podem-se utilizar todo o tipo de caracteres ?”

Todo o sistema, desde o nascimento da informática, registos e o próprio código de programação, nasceram com base na língua inglesa. Em inglês não existem caracteres acentuados ou especiais, caso do ‘Ç’, ‘Ã’, ‘Ó’ e outros. Deve-se escrever usando sempre o caratere mais semelhante, por exemplo: “atencao” em vez de ‘atenção’.

 

  • Qual a distancia minima e potencia recomendável entre equipamentos e hotspot ?

Está dependente do modelo de hotspot usado, se com antena física se com antena cerâmica. Nos modelos com antena física a cobertura dada pela antena pode chegar aos 100~300 mts, nos modelos com antena cerâmica será raro atingir-se os 100 mts. Esta diferença permite-nos também determinar a distância a ter em relação ao radio. Sendo que os hotspots utilizam como emissor/recetor um unico chip, por vezes ligado directo a antena, o nível de sinal colocado nele na receção poderá deteorar o sinal recebido (BER alto) ou ainda destruir o mesmo.
Se o hotspot for fechado poderá ter antena ceramica, o ganho e inferior e a proteção à entrada de RX servira para deminuir tanto o BER de RX como o prejudicar o tal chip, neste caso poderemos assumir a potencia minima do equipamento, por norma 1W, e uma distancia de 0.5~1mt do dito. Se o hotspot tiver antena externa, aconselha-se, sempre com a potência minima do equipamento, a que a distância ande entre os 3~6mts. Isto pode ser confirmado pelo próprio por análise do log do mmdvm e a verificação do nível de BER.

 

  • “A password existente no Selfcare para os hotspot deve ser ativada ? Que riscos podem existir se a mesma não estiver ativa ?”

Conforme já foi por nós informado, é conveniente a ativação do “Hotspot Security”, o facto de o habilitar vai garantir que mais ninguém irá usar o seu ID para por um hotspot no ar em seu nome, aquando da ativação é habilitada uma caixa onde deve colocar a password feita por si, essa password é que a irá colocar na caixa ‘password’ do MMDVM ou na caixa ‘Password Security’ no pi-star, mas atenção: o pi-star tem um bug, se usarem carateres especiais na vossa password, por exemplo: # , ? ou outros o pi-star poderá não os entender e enviar para o master BM algo que não é a password criada, invalidando a ligação entre o hotspot e o master. Se acaso após a alteração o hotspot não se liga ao master! é simples, no Selfcare desactiva o Hotspot Security e no pi-star ou mmdvm volta a colocar a password por defeito: passw0rd.

 

  • “Qual a finalidade das funções “Group Call Hold Time” e “Person Call Hold Time” por exemplo existentes no CPS do Anytone 878 ?”

São funções que permitem melhorar o uso do equipamento por exemplo usando o Promiscous. O ‘GroupCallHangTime’ é o tempo reservado pelo equipamento sempre que escuta um grupo de conversação (TG), este valor deverá andar entre os 3 a 5 segundos (3000 a 5000 ms) para um uso normal, para quem leve algum tempo a pensar se há-de falar aconselha-se a subir este tempo ao máximo possível, no caso dos Tytera, Retevis será 7 segundos (7000 ms), no Ailunce HD-1 poderá ir até aos 10 segundos.
O
‘PrivateHangCall’ (estes nomes estão dependentes da marca) é a mesma reserva feita, mas neste caso para chamadas em privado. Como a utilização em privado não necessita do tempo de espera para que alguém possa entrar em QSO, sendo privado é entre os dois, não faz sentido que esta função tenha mais que 1 a 2 segundos.

 

  • “Se pretender ligar a um TG para escuta, por exemplo no Brasil, usando um determinado repetidor, vou estar a ocupar o slot desse repetidor com essa ligação?”

Sim, o uso será sempre em slot2, mas esse repetidor ficará com esse slot ocupado pela ligação. Deve verificar se o slot se encontra disponível ou se não estará a perturbar o QSO/escuta de alguém.

 

  • “Relativamente ao ponto anterior é de evitar fazê-lo ?”

Não em absoluto, tendo confirmado que o slot desse repetidor está vago poderá usá-lo livremente.

 

  • “Ainda relativamente a fazer escuta a um TG nesse repetidor, posso fazê-lo em qualquer TG que tenha selecionado no equipamento e pertencente a esse repetidor?”

Claro, qualquer repetidor nacional aceita os TG’s mundiais de rede, há algumas excepções, mas referem-se sempre a um TG em específico. O uso de TG’s num repetidor é da responsabilidade do gestor do mesmo. Em caso de dúvida deve consultar o gestor do repetidor que pretende usar.

 

  • “Para desligar de um TG usado devo enviar o ID de grupo 4000? Se não o fizer qual o inconveniente disso?”

Por uma questão de respeito para com os outros utilizadores deverá faze-lo sempre, isto porque se um outro utilizador necessitar do repetidor para outro TG poderá ser interferido pelo TG que foi subscrito por si. Este será o inconveniente, mesmo no seu caso se porventura subscreveu um Grupo e depois resolve mudar sem desligar o anterior poderá vir a ser “incomodado” no seu QSO pela entrada de alguém no anterior grupo que subscreveu, ele torna-se dinamico durante 10 min, tempo esse em que conviverá com os dois Grupos.

 

  • “Nos Hotspot deve ser possivel escutar mais do que um TG, claro que sendo dinamicos apenas vão dar os 10minutos, estou certo?”

Não, os hotspots usam uma filosofia diferente, enquanto uma subscrição (patilhada) num repetidor tem uma validade de 10 minutos, num hotspot ela é estática, até que volte a escolher outro TG, ou envie o 4000 de grupo. Poderá escutar mais que um subscrevendo-os usando a sua area Selfcare ou o API do BrandMeister ou ainda a aplicação Repeater Reader.

 

  • “Nos TG dinamicos, os 10minutos contam somente quando não existe atividade, ou seja, passados 5 minutos, se alguem falar o contador recomeça com 10 minutos novos ou é tempo consecutivo desde que se aciona o TG ?”

Correcto, se esse alguém que falar estiver no mesmo repetidor, a subscrição do TG é por dispositivo e não por utilizador, portanto se o dispositivo, repetidor, tinha uma subscrição ela será reiniciada se alguém a usar. Não sendo usada ao fim de 10 minutos é removida.

 

  • “Existe algum tempo definido de transmissão, tal como existe nos repetidores analógicos?”
    Sim, todos os sistemas digitais tem um tempo de “on air” de 3 minutos no máximo. deve ter o seu equipamento configurado com um TOT de 3 min e um pré-alarme de 3 seg (isto nos equipamentos com essa possibilidade)

 

  • Como é que o DMR é diferente do DSTAR?
    O DMR é um padrão ETSI com vários fornecedores, o modo de emissão é TDMA com 2 canais de voz/dados numa mesma frequência, é mais eficiente na gestão do espectro, menor custo de infraestruturas e estas são menos complicadas. O DMR usa um vocoder de última geração, mais recente do que o utilizado no DSTAR. Os rádios DMR são actualizáveis por firmware, por isso o desempenho e as características dos rádios estão em constante evolução.

 

  • Não posso fazer a mesma coisa com o Echolink ou o IRLP?
    Não. Estes últimos interligam-se com base em redes analógicas, sendo que o protocolo usado é o VOiP (voz sobre IP)

 

  • Isto é apenas uma tecnologia da Motorola aplicada para rádio amadores?
    Não, existem múltiplos fabricantes: Motorola, Vertex, Kirisun, Tait, Hytera, Harris, Simoco e outros, por sinal a Motorola usa algo semelhante mas não é DMR, o protocolo da Motorola é MotoTRBO.

 

  • Será que estes repetidores irão interferir com os actuais repetidores analógicos?
    O DMR utiliza uma largura de banda de 7,6 kHz. O espaçamento normal em UHF é de 25KHz, em VHF é de 12,5KHz o que não é previsível haver interferências por parte de equipamentos DMR.

 

  • O DMR suporta a operação em modo analógico?
    Sim, no entanto para estar ligado na rede internacional e devido às regras definidas na mesma, não pode ter o modo analógico habilitado.

 

  • Onde posso comprar este material e quanto custa?
    Nos representantes das marcas. Neste momento só podemos contar com a nossa experiência pessoal e para a Hytera temos a TecRadio em Portugal, com preços para radioamadores.

 

  • Onde posso obter os cabos de programação e software CPS, e por que é que não posso programar a partir do painel frontal?
    Todo o material, software e cabos de programação podem ser adquiridos nos representantes das marcas, no entanto é possível fabricar alguns deles ou mesmo adquiri-los em mercados paralelos, como por exemplo: “aliexpress.com”. O software terá que ser sempre no representante, no caso do Motorola tem que ser adquirido. Para além da complexidade na configuração em relação a um rádio analógico, como o objetivo inicial do DMR seria o mercado profissional, as regras indicam que os rádios não podem ter teclado frontal e/ou não podem ser programados por essa via. Por isso é que só permite a programação através do software. Isto já não se aplica a equipamentos surgidos em 2018 já vocacionados para o mercado amador, no entanto a complexidade de programação tornam a configuração quase impossível.

 

  • Com tantos modos digitais concorrentes, qual é o certo para o mundo do radio amador?”
    Se as normas fossem aplicadas por vários fabricantes, permitiria uma maior escolha e uma redução do custo ao consumidor final. Neste momento, cada um terá de avaliar qual o modo mais vantajoso para a sua utilização e posição geográfica. Recomendamos o Anytone D878UV.

 

  • Se o DMR é assim tão bom, por que não estão a Kenwood, Yaesu e Icom na corrida?
    Algumas marcas já estão a querer acompanhar a evolução. A Yaesu lançou um rádio TDMA no seu site (VXD 720). A Kenwood também conta com alguns modelos de portáteis e de repetidores. Existem ainda mais fabricantes do que os declarados acima. A ICOM tem o seu próprio sistema digital profissional que poderá ser interligado por bridge à rede DMR.

 

  • Posso selecionar grupos ou refletores específicos com o DMR?
    Sim, o DMR tem capacidade de se ligar a Grupos de Conversação (TG) e esses grupos podem ser locais, regionais, nacionais ou mundiais, para isso utiliza-se ligações a cBridges e SmartPTT. O BrandMeister, permite que estas ligações sejam feitas em modo de utilizador permitindo, por exemplo, a ligação a um utilizador em outro país e repetidor como acontece com o DSTAR, mas com as vantagens do sistema DMR.

 

  • Posso ligar o meu repetidor Vertex DMR na rede BrandMeister?
    Não, os repetidores Vertex não suportam IP Site Connect.

 

  • Quantos Grupos de conversação / ou Canais posso ter num rádio DMR?
    Regra geral, podem ser programados nos rádios até 1.000 contactos, neles incluem-se os TG’s e os contactos de utilizadores (como a nossa lista de endereços do telemovel).

 

  • Por que o visor do rádio não mostra todos os indicativos das estações?
    A rede DMR é uma rede numérica, os radios recebem esses números, que é em tudo semelhante ao número de um contacto numa lista de contactos de um telemóvel, denominado DMR ID. Os indicativos comuns podem ser carregados na sua lista de contactos e assim identificar o utilizador pelo indicativo. Por exemplo: na lista de contactos inserimos 2683001 (DMR ID) e no nome a atribuir a este número CT1HDC. O que irá acontecer ao recebermos uma emissão feita pelo seu equipamento é que vai ser mostrado no ecrã alternadamente CT1HDC ou 2683001.

 

  • Porque preciso de obter um DMR ID?
    Os DMR ID’s são como o número atribuído ao seu telefone. Precisa de programa-lo no seu rádio para poder ser reconhecido na rede antes de emitir através desta.

 

  • O que faço para obter o meu ID#?
    Pode obtê-lo aqui. Selecione a linha “Register services for an individual callsign (não repeater!).” e preencha os demais requisitos. Tenha preparada uma cópia (imagem) da sua licença de radioamador.

 

  • “O alcance do DMR é igual ou melhor do que o analógico?
    Em termos de cobertura será igual ou melhor com o DMR em comparação com um sistema analógico, no mesmo local e com a mesma antena, mas certamente com áudio de melhor qualidade.

 

  • É realmente verdade que a carga da bateria tem uma maior longevidade com o DMR?
    Sim, a autonomia da bateria é aumentada em cerca de 40% em relação a um rádio analógico de FM com a mesma potência de emissão. Isto é devido ao TDMA, a transmissão e receção ocorrem em metade dos ciclos normais do uso de energia. Quatorze (14) a dezasseis (16) horas de uso intenso não são invulgares de obter num equipamento DMR.

 

  • Tem o DMR o famigerado R2D2 em áreas de má cobertura?
    O desvanecimento do sinal DMR
    é minimizado usando CRC, algoritmos FEC e a re-sincronização de tempo é mais rápida depois de deixar a cobertura. A qualidade do áudio é muito melhor. Se a emissão for sob um repetidor, então aí é impossível de acontecer, porque o utilizador ao perder o contacto com o repetidor deixa de conseguir emitir.

 

  • Pretendo colaborar com o projeto DMR Portugal, que posso fazer?
    Entra em contacto com ct1jib(at)gmail.com ou team.dmr.pt[at]gmail.com, explicando o pretendido. Também o pode fazer através do Twitter em @dmr_pt.
    Se é um distribuidor de equipamentos e/ou repetidores DMR e quer fazer parte do projeto? Entre em contacto para um possível acordo de parceria.
    Se estiver interessado neste projeto para a sua região, entre em contacto pelo email acima mencionado, iremos ajuda-lo na aquisição e configuração do novo sistema.

Comments are closed.