BrandMeister PT

BrandMeister

índice

O BrandMeister (vulgo BM) é mais uma forma de aceder à rede DMR. Este software criado por um grupo de colegas radioamadores, permite a ligação em “estrela” de toda a rede utilizando o protocolo FastForward. Este sistema garante a continuidade da rede mesmo que um “master” se desligue permite que todos os restantes se mantenham em funcionamento bastando mudar para o master mais perto. Este sistema, que criou na fase de lançamento cissões entre a comunidade radioamadoristica, permite essencialmente a utilização da rede por uma forma mais “democrática” sendo responsabilidade dos “sysop’s” de cada Master a não permissão de uma utilização anarquica da mesma.

 

 

Enquanto na rede MARC os repetidores, que só poderiam ser Motorola, se encontram ligados a diversas c-Bridges espalhadas pelo mundo e controladas pelo seu “dono” e pelas rotas já criadas como seja o caso por exemplo do TG15 que permite um grupo de conversação em língua portuguesa. No entanto se alguma Associação pretende-se ter um grupo só para falar com colegas brasileiros fora do acesso ao país (724) não o conseguiria fazer pelo facto do grupo não existir e de “esses donos de c-bridges” serem pouco receptivos a alterações estruturais que teriam que ser em toda a rede mundial.

 

O DMRPlus (DMR+) apareceu dando a possibilidade de trabalhar com repetidores Hytera, que tem um protocolo de rede diferente dos Motorola, e interliga-los com a rede Motorola, através de aplicativo desenvolvido para o efeito (Moto-Bridge), isto possibilitava os repetidores Motorola a terem acesso na slot1 à rede MARC e na slot2 á rede DMR+. O DMR+ permitia o acesso a reflectores, a hotspots (DV4mini) e à interligação à rede DSTAR. Continuava a ser um sistema gerido por terceiros (grupo alemão detentor do projeto e o mesmo fechado) não dando a possibilidade de desenvolvimento noutras áreas. À que agradecer a este grupo a criação de uma base de dados internacional para conversão dos indicativos de operadores em numérico, isto porque a rede DMR (ou MotoTRBO) é uma rede numérica não compatível com os indicativos de chamada dos radioamadores. Em Agosto de 2015 apareceu uma nova rede no horizonte, criada nos países de Leste (Ucrania/Russia com contributo da Holanda) que permitia através de script em Lua que cada sysop gerisse a sua própria rede. Esta abertura e, talvez, a pouca informação na fase de lançamento deu origem a que certos países, devido a serem muito “inventivos”, criassem uma anarquia na rede, anarquia essa que se generalizou durante uns meses e que levou a que o grupo MARC cortasse os acessos com a Europa, deixando o DMR+ de poder partilhar essa rede e fazendo também com que os gestores do DMR+, por sua vez, tentassem por uma forma desesperada eliminar a concorrência, foi um período conturbado, com cortes de acessos a funções e aplicativos que até aí trabalhavam, quando questionados não respondiam e este comportamento acabou por levar ao abandono de muitos repetidores por todo o planeta, originando a busca por uma solução que foi o BrandMeister.

 

 

Passados estes meses iniciais reparamos então que o crescimento do BrandMeister e o conhecimento dos sysop’s estão a levar à abertura da rede MARC aos diversos masters BM bem como uma maior oferta de serviços e modos na rede DMR.

 

 

Comments are closed.