Novas regras de utilização da rede DMR Portugal – atualizado

 

 

Este projecto iniciado à um ano e meio já conta com 20 repetidores, no momento 17 activos, e mais de 250 utilizadores. Quando o Team de administração iniciou a rede era necessário motivar os utilizadores e sabendo de antemão que se não escutassem também não falariam, foi criada uma configuração que permitia a escuta estática de uns quantos grupos de conversação.
Passou um ano, alguns utilizadores já usam a rede por uma forma consciente e conhecedores do que a mesma permite e chegou a altura de “arrumar” a casa. O fim deste mês, muito embora a maioria dos repetidores já estejam devidamente configurados e em teste, o team achou por bem dar até ao fim do mês para que os utilizadores façam as alterações necessárias nos seus equipamentos, dizia então que o fim do mês será o ponto de viragem.
Foram criados TG’s dinâmicos que permitem a ligação a um repetidor em exclusivo, tem como vantagem sobre o uso de uma região o libertar os restantes repetidores regionais deixado-os livres para qualquer outra comunicação. Estes TG’s estão configurados como Estático no slot2 em quase todos os repetidores da rede nacional, pode ser visto no quadro abaixo quais os que de momento garantem essa ligação.

photo_2017-09-06_10-44-24

O TG 268, também chamado de Nacional, permanece Estático no slot1. Todos os restantes TG’s, regionais, ligações a outros países ou até mesmo pessoais, serão sempre dinâmicos, usando sempre o slot2, poderá comunicar e não o usando terá um tempo de subscrição máximo de 10 minutos com proteção de 15 segundos. Esta proteção de 15 segundos é o tempo que o sistema garante a algum utilizador que pretenda usar um slot já ocupado por outra ligação, não permitindo a mudança do grupo previamente selecionado.

 

Conclui-se então que todos os repetidores têm como estáticos no slot1 TG268 e no slot2 o TG respectivo à ligação em directo, sendo escutado no repetidor em TG8 (eliminação do TG9)

 

Embora no quadro superior se possam ver repetidores que ainda tem os regionais agregados a seu tempo irão sofrer a mesma alteração seguindo a norma nacional. Podem também ver-se outros TG’s, 91 = Worldwide usado ao sábado entre as 16:00~17:00 UTC em modo automático e o 915 = Língua Portuguesa, usado para a Net Nacional, ativo todas as quarta-feiras das 21:00~22:00 UTC (Portugal no verão usa o UTC+1 o que quer dizer que o início será às 22:00 locais). O uso destes TG’s é da inteira responsabilidade do gestor do repetidor e poderão ou não estar em modo Estático, isto não inibe um utilizador de o usar mas poderá daí resultar a perda de comunicação, isto porque se o gestor não o configurou, e portanto não desactivou no período outro TG que esteja como estático, o utilizador que estiver a utilizar o dinâmico arrisca-se a perder o contacto com o dinâmico que activou.

 

Para apoio aos utilizadores nestas novas alterações, foram criados codeplugs para os Tytera/Retevis, com e sem GPS. Para os Motorola, alguns modelos, e para o Hytera, este último ainda com atrasos na publicação. No codeplug para o Tytera/Retevis, foram divididos por zonas do país, para melhor gestão das Zonas que passaram a ser 49.

 

Algo importante: exclui-se desta forma de usar a rede o repetidor DMR da ARRÁBIDA, nele todo o tráfego é feito em exclusivo no slot1, o slot2 é dedicado à ligação DSTAR

 

(Atualizado 2017-09-06)

Bookmark the permalink.

Comments are closed.