BAN no DMR

 

Os Masters DMR tem uma funcionalidade pedida por alguns países e implementado em todos, para impedir os usurpadores de patilharem sistematicamente em grupos de conversação ou de andarem a saltar entre esses mesmo grupos, só para verem se encontram uma conversa.

Esta funcionalidade analisa o tempo entre o último PTT e o próximo, se dentro do mesmo grupo ou se em grupos diferentes.

 

  • O que faz então o Master??

– Bem bloqueia o ID durante 1 hora inibindo a que o mesmo escute ou envie seja o que for para a rede (voz, sms, rrs).

 

  • Como evitar esta situação?? 

– Evitar o envio sistemático de PTT, como por exemplo é possível escutar “…OK retorna CTxxxx… QRX…” larga o PTT e volta, “ora vamos lá  a ver,   QRX…” e novamente mais do mesmo, isto é interpretado pelo sistema com um “abuso” e gera o bloqueio.

Ainda, nos novos hotspots (com ecrã), escolher um TG patilhar para se estabelecer a ligação, não se ouvindo nada, próximo e patilhar outra vez. O sistema entende esta actuação também como um abuso, isto só é possível nestes novos sistemas pela possibilidade de mudança que ultrapassam em tudo um utilizador com um rádio.

 

Este bloqueio, como informado acima, é feito pelo sistema não tendo intervenção humana a não ser a do gerador do bloqueio, é reposto ao fim de 1 hora, voltando o utilizador a poder operar normalmente e sem limitações. Os sistemas digitais tem normas que sendo cumpridas permite retirarmos satisfação da sua utilização, o facto de saltarmos essas regras trás inconvenientes como este agora referido.

Este comunicado deve-se ao facto de alguns colegas se queixarem de à 3 semanas a esta data, de cortes, de não ouvirem o outro ou não serem escutados, após uma pesquisa mais aprimorada descobriu-se a razão que pode ser visível na imagem anexa, a última entrada é de um dos sysop’s da rede como forma de testar o facto.

 

 

 

2017-05-12_143743

 

Nota-se que os utilizadores são sempre os mesmos. Isto não é de forma alguma incriminatório, é tão sómente uma informação geral acompanhado de um pedido de melhores práticas nos sistemas de voz digital. Deixem espaços entre as comunicações, ou melhor ainda, se o vosso equipamento não for um Tytera/Retevis (estes equipamentos não entendem e não cumprem estes requisitos) activem no “Admit Criteria” ou “TX Admit” o ColorCode ou Channel Free, isto irá obrigar-vos a cumprirem aquilo que por vontade própria não conseguem que são os 3~5seg de intervalo entre comunicações.

 

 

Tenho conhecimento na relutância de alguns colegas em activar este parâmetro porque por norma o rádio não o deixa falar, esta é a prova de que não devia de falar naquele período de tempo.

 

 

 

Bookmark the permalink.

Comments are closed.