A rede BrandMeister conta agora com a possibilidade da interligação com a rede Fusion. Vamos entender o seu funcionamento.
Com o início do projeto MMDVM foi aberta a porta à possibilidade de um mesmo repetidor poder operar os três modos digitais, DSTAR, DMR e Fusion, assim e se o mesmo operar o modo Fusion pode em simultâneo ser um Gateway Fusion coletando a informação de todos os reflectores existentes até à data (são 11) e possibilitando a busca e a escolha de ROOM como as existentes no Wires-X. Esta ligação é feita em exclusivo no repetidor MMDVM operado em Fusion.
Como é possível então a ligação cruzada com o DMR?
– O servidor BrandMeister tem um (ou mais) TG configurado para ligação a um reflector Fusion, no caso do BM268 (servidor BrandMeister Português) estão configurados os seguintes TG’s:
TG 268950 – Futura ligação ao repetidor CQ0DGO e este ao ROOM 27240 WIRES-X (em teste)
TG 268951 – Ligado ao reflector —FUSION-PRT—
TG 268960 – Ligado ao reflector YSF001 (Austrália)
Este último de momento é o mais activo, muitos colegas tem já repetidores MMDVM que são simultaneamente repetidores Fusion e estão desenvolvendo testes neste último. O português está activo mas por enquanto sem ligações a não ser a de teste. Isso pode ser visto na seguinte imagem, a quadricula vermelha mostra /0xx que são o número de ligações activas.
Para quem está no projeto MMDVM e queira tentar mais este modo deve instalar o YSFGateway por “git”, disponível em https://github.com/g4klx/YSFClients.git, e compilar a aplicação YSFGateway (as demais podem ser eliminadas) deve também ter as ultimas actualizações do MMDVM e do MMDVMHost, bem como habilitar o System Fusion no repetidor.
Template dos ficheiros *.ini
MMDVM.ini
[General] [Info] [Log] [Modem] [D-Star] [DMR] [System Fusion] [D-Star Network] [DMR Network] [System Fusion Network] [TFT Serial] [Nextion] [HD44780] YSFGateway.ini [General] [Info] [Log] [aprs.fi] [Network] |
Os ficheiros MMDVMHost e YSFGateway devem ser habilitados em modo “daemon” (evitando assim o uso do screen) e devem ser colocados na pasta /usr/bin, os ficheiros *.ini, DMRId.dat e YSFHosts.txt devem ser colocados na pasta /etc.
O arranque em modo automático deve ser feito da seguinte forma:
Devem também criar o user “mmdvm” da seguinte forma: – useradd mmdvm -s /sbin/nologin -p ‘*’ e adicionar esse user ao sudo:
Como devem entender estes são testes iniciais, dentro do reflector (ou gateway) podem ser operados os modos DN e VW, mas nas ligações ao DMR só pode ser usado o modo DN. Podem os “keeper” dos MMDVM repeaters decidir que querem ou não a ligação ao DMR, bastando para tal desabilitar no ficheiro YSFHosts.txt o reflector que saibam ligado ao DMR colocando um cardinal (#) no inicio da declaração.
Qualquer dúvida surgida ou de como operar disponham.