Conhecido como “DMR”, o que é o Digital Mobile Radio?
É um padrão para comunicações de voz digital publicado pelo Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI) e que ao contrário de todos os outros, permite 2 conversas de voz simultâneas utilizando um único repetidor, é como ter 2 repetidores numa mesma caixa!
Tem um desempenho de áudio melhorado, uma utilização mais eficiente do espectro radio elétrico e permite uma maior autonomia da bateria em relação ao analógico. Tem também um menor custo para as Associações em comparação com outros modos de voz digital de amador.
É possível estar interligado a mais de 1600 outros repetidores DMR em todo o mundo.
O DMR é portanto o mais recente protocolo digital para radioamador. Os rádios DMR são produzidos por vários fabricantes e todos funcionam em sistema TRBO enquanto compatíveis com Tier II, como ocorre na sua grande maioria. O DMR não é compatível com a tecnologia DSTAR da ICOM. A concorrência entre fabricantes é uma das grandes razões pelo qual os preços dos equipamentos DMR tendem a decrescer. O DMR está para ficar, uma vez que não é tecnologia de um fabricante, como por exemplo o Fusion da Yaesu.
A rede DMR-MARC tem algumas características inovadoras tais como comunicações em 2 timeslots como referido acima, permite encontrar a localização de utilizadores e tem capacidades de mensagens de texto.
Como já foi referido, o DMR suporta 2 canais em divisão de tempo num repetidor. Muitos dos nossos repetidores têm num deles a ligação às redes nacionais e internacionais, utilizando o segundo intervalo de tempo para as comunicações locais e regionais.
Os Sysop’s dos repetidores da rede DMR-MARC e os administradores de rede monitorizam constantemente o desempenho da rede utilizando várias ferramentas de diagnóstico, tais como RDAC e GW3-TRBO.
A rede DMR-MARC tem repetidores nos EUA, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Espanha, Canadá, Suíça, Áustria, Finlândia, Suécia, Itália, México, Reino Unido, Roménia, Chile, Holanda, Hong Kong, Brasil e França. Quando um utilizador transmite, vários repetidores fazem a retransmissão na nossa rede, como se fosse um reflector no DSTAR, sem que o utilizador tenha que se preocupar em encontrar números de nós ou códigos de acesso.
BrandMeister
BrandMeister é um software operacional para servidores “masters” (1 por país) que participam numa rede de infra-estrutura mundial de sistemas de voz digitais para radioamadores.
Se é um radioamador que opera em modos de voz digital, como o DSTAR, DMR, C4FM, APCO25 ou outros, não precisa de saber muito sobre o BrandMeister, será fácil operá-lo e à sua infra-estrutura.
Se é um radioamador operando um repetidor na sua área local, pode estar interessado em saber um pouco mais sobre o BrandMeister e como pode participar nele.
Uma breve visão geral dos principais recursos da rede BrandMeister:
Sistema de comutação por IP-habilitado em rádio DMR convencional
Suporta qualquer equipamento para acesso de rede e qualquer equipamento de utilizador final mais conhecido, e é fácilmente expansível.
Executa swicthing da Layer3 (Call Control) do stack DMR
Tem stack de dados incorporado (Layer4)
Tem dados embebidos e aplicações de voz
Roteamento flexível com dados de banco de dados global, cache InMemory local e scripts Lua
Notificação de eventos utilizando filas de mensagens (chamadas, conexões, alarmes, mensagens locais e telemetria)
Permite construir a própria rede baseada na tecnologia mesh.
BrandMeister permite conectar as redes MOTOROLA, DMR-Marc, Hytera e IPSC2, isso significa que pode operar com radioamadores DMR em qualquer das infra-estruturas ao mesmo tempo.
BrandMeister permite-me …
• Mudar automaticamente de repetidor em repetidor conforme o vou perdendo (RRS) se o seu equipamento tiver RRS ou ARS (Hytera ou Motorola) e ‘roaming’.
• Efetuar conversas para qualquer parte do mundo, com qualquer tipo de rede DMR de amador, enunciadas acima.
• Enviar a minha localização para APRS, se o equipamento tiver GPS.
• Enviar SMS e receber.
• Enviar (e receber) SMS para (ou de) APRS.
• Para controlar algo elétrico usando o meu rádio DMR remotamente.
DMR+/IPSC2 (DMRPlus) o que é?
O DMR+, atual IPSC2, destingue-se do DMR-MARC pelo facto de permitir equipamentos Hytera dentro do que era um monopólio da Motorola.
Não é melhor nem pior que o DMR-MARC embora na minha opinião seja mais útil. Enquanto na rede DMR-MARC os contatos, tirando os locais, só podem ser feitos através de grupos de conversação (TG’s) no DMR+ o mesmo é feito como chamada privada (Private Call). Enquanto no DMR-MARC poderemos fazer um contacto internacional com alguém utilizando o TG-1 (WorldWide, qualquer língua não mais que 2 minutos por QSO) e depois pedir para passar a outro TG, por exemplo o TG-11 (Inglês, sem temporização). Isto obviamente tem um inconveniente, nunca se sabe quem vai responder à nossa chamada, se acaso queremos contactar alguém especificamente, nesse caso teremos que o informar antecipadamente, por um qualquer meio, da hora e do TG onde o iremos chamar.
O DMR+ veio criar a possibilidade de sermos especificos na nossa chamada permitindo algo não possível na rede DMR-MARC, nesta última o “Private Call” não é permitido no slot 1. O DMR+ permite então aceder à rede DMR-MARC e aos TG’s que estejam lá configurados pelo slot 1 e tudo o resto, ligações a outros repetidores DMR+, ligação a outros reflectores (exclusivos da rede DMR+), ligações a utilizadores (desde que sob a rede DMR+) utilizando o slot 2. Vemos então que as redes estão separadas mantendo cada uma a sua estrutura e regras, através da utilização dos slot’s.
A utilização do DMR+ é em tudo semelhante à utilizada no DSTAR, permitindo assim que utilizadores DSTAR estejam mais à vontade com este sistema.