O DMR e o standard que o define

 

Na prespectiva de poder elucidar o que é o protocolo ETSI TS 102 361-1, 2, 3 e 4 que compõe o DMR e afim de evitar erros de aquisição de equipamentos que se dizem DMR ou ainda a diferença entre dPMR e DMR.

 

  • ETSI TS 102 361-1 DMR Protocolo de ligação aérea
  • ETSI TS 102 361-2 DMR Serviços de Voz e Genéricos
  • ETSI TS 102 361-3 DMR Procolo de Dados
  • ETSI TS 102 361-4 DMR Protocolo Trunking

 

Os equipamentos dPMR tem o standard ETSI TS 102 361-1 e 2, permitem portanto a ligação via antena em serviços de voz e messaging. O standard DMR Tier I.
 

Os equipamentos DMR para radioamadores tem como standard o ETSI TS 102 361-1, 2 e 3, permite a ligação RF serviços de voz e messaging, – isto dado pelo Tier I, o Tier II é responsável pelo envio de dados APRS, interconexão entre repetidores, reflectores e mesmo chamadas privadas. Permite ainda todo e qualquer desenvolvimento feito sobre IP, como o sejam chamadas telefonia VoIP, ligações a outras redes IP, etc. O DMR convencional tem como standard os Tier I e II.
 
Em conclusão: Verifiquem sempre se o equipamento a adquirir está dentro deste Standard e se o fornecedor é idóneo, isto porque já existem na net equipamentos dPMR em que na lista de especificações o vendedor inclui todos os Standards dando origem que se compre “gato por lebre”.

Bookmark the permalink.

Comments are closed.