Aplicativo Mumble na rede DMR

Informamos que desde esta data (21/03/2022) se encontra disponível o acesso à rede DMR pelo aplicativo Mumble (em PC),  Mumla para Android, e Mumblefy para IOS.

 

 

O que é o Mumble/Mumla/Mumblefy ?

Mumble é um programa aplicativo de voz sobre IP criado para ser usado principalmente por gamers, e o seu funcionamento é similar a outros programas como TeamSpeak e Ventrilo.
Ele adota a arquitetura cliente-servidor, que permite aos utilizadores conversarem entre si usando o mesmo servidor.

O Mumble é um software livre, é multiplataforma, e é disponibilizado sob os termos da nova licença BSD.

No Mumble grande parte dos esforços de engenharia são focados na qualidade de som e na baixa latência. Em adição a isso toda a comunicação é criptografada para assegurar a privacidade dos utilizadores.

Como isto funciona no DMR ?

O próprio master DMR tem também ele o master-server Mumble, os acessos são os mesmos. Adicionamos o URL: 2682.master.brandmeister.network, e o indicativo/ID da rede DMR. Quer isto dizer que embora público ele não é “público“, só quem seja radio amador e tenha um ID válido o pode usar. Vamos ver como e quais os requisitos necessários.

 

Instalação / Configuração Mumble em PC

A instalação é simples, se em PC, façam download do executável certo para o vosso sistema operativo em: https://www.mumble.info/downloads/, após a instalação e antes sequer de adicionarem um servidor devem passar o modo de emissão do default VOX para PTT, isto evitará erros de emissão. Para isso devem ir ao menu ‘Configure‘ e no quadro apresentado na entrada ‘Transmission‘ remover o ‘Voice Activity’ e escolher ‘Push To Talk‘. Para instalação em smartphone é só executar o download na PlayStore.

 

Em português

 

 

Esta primeira parte está concluída, vem então a adição do servidor Mumble. Clicando no menu ‘Server’ iremos adicionar o que pretendemos, neste momento só alguns países ainda tem o servidor Mumble activo e cada um com os seus próprios MCC, não é viável via Mumble de Portugal usar o TG 724 do Brasil. Vamos então ver o que fazer nos dados necessários:

 

 

Em português

 

No ‘Address’ introduzimos o master de Portugal (2682.master.brandmeister.network). No campo Port não mexemos em nada, é o default da aplicação e está correto. No campo ‘Username’ introduzimos o nosso indicativo seguido de hífen (sinal negativo) e o nosso ID DMR, sem espaços alguns entre tudo isto. O ‘label’ poderá ser o que entenderem, no caso de futuramente vir a configurar mais masters talvez “Portugal” seja uma boa escolha para saberem onde estão.

Podemos então agora pedir o ‘Connect’, irão receber uma caixa para colocação da password, ela é a mesma que escolheram como vossa para uso em hotspots. 

  • Quem não tem password definida no Selfcare em Hotspot Security, não tem acesso ao aplicativo Mumble.

 

Após a ligação irão ver algo semelhante a imagem abaixo:

 

 

 

Aqui podem ver como se ligar num TG:

 

 

Instalação / Configuração Mumla em Android

 

Na PlayStore procuramos pela app Mumla e instalamos. Na finalização abrimos o programa e vamos começar por configura-lo. Como dito na instalação em PC um dos pormenores de configuração é o desligar do VOX. Para isso clicamos no canto superior esquerdo onde é visível as três barras horizontais.

 

em seguida Opções

 

 

 

Aqui escolhemos a primeira opção, ‘General’, e pomos conforme a imagem abaixo. Pessoalmente acho ser esta a melhor configuração, desactivamos as notificações de Chat, o Text-to-speech, isto porque o volume de informação pode ser grande e o áudio produzido pela aplicação confundir o utilizador. O auto-reconnect permite religar se houver uma falha de Internet. Na finalização podemos voltar ao menu anterior e escolher o Audio

 

 

Audio

Neste local encontram-se as configurações mais importantes para o bom desempenho da app, começamos por desactivar o VOX e activar o PTT. Neste primeiro quadro abaixo só nos interessa o Transmite mode e o Microphone volume. 

 

 

Premindo no Transmite Mode, escolhemos Push-to-Talk 

 

 

Ganho de Microfone

 

 

Após isso podemos rolar o ecrã mais para baixo e seguir as imagens seguintes que são as configurações do bit rate audio:

 

 

 

Após as configurações concluídas vamos adicionar um servidor, para isso clicamos na tecla ‘+’ e preenchemos a informação necessária conforme mostrado no início deste documento.

 

 

E pronto, concluída a nossa instalação Mumla

 

 

 

Android App

 

 Não esquecer nunca que a primeira coisa a fazer é desligar o VOX.

Pedimos que ajustem os níveis de áudio para que os codec’s não saturem levando a condições de mau áudio. Os TG’s  atualmente selecionados foram uma escolha nossa, aceitamos solicitações, desde que dentro do nosso MCC, e justificadas.

 

Bookmark the permalink.

Comments are closed.