Registos DMR – melhor explicado

 

Tèm surgido dificuldades nos registos novos ou nas validações de utilizadores já com ID feito no antigo ham-digital.org e que agora dadas as possibilidades divulgadas numa primeira fase tem dificuldade em validar a sua entrada na RadioID.net.

 

Como uma imagem vale mais do que mil palavras deixo aqui as diferenças encontradas entre quem quer se registar pela primeira vez e quem já é detentor de ID.

 

Comecemos então por um novo registo na rede DMR (também válido para DSTAR). introduza no seu browser o seguinte endereço: https://www.radioid.net/ a partir dessa página sigam as imagens abaixo.

 

 

 

Passaram então à fase seguinte.

 

Para os novos registos

Esta página tem a escolha para os novos registos e para os que já o têm vindos do ham-digital.org, no caso de novo registo deve escolher a tecla Signup e preencher os dados solicitados. Após validar o “Captcha” e premir “Create Account” ser-lhe-á enviado um email para a conta que identificou na caixa. Se acaso não o receber num intervalo de 1H verifique a sua caixa de SPAM. Esse email serve para verificar se é o utilizador identificado e dará acesso a poder então fazer o seu registo, para isso precisa de cópia da sua licença em formato digital.

 

Para quem já tem um ID feito na ‘ham-digital.net’

 

Para quem usa screen reader, fica aqui o link para a validação de dados, deve usar o seu indicativo em maisculas e o mesmo email com que se registou pela primeira vez: RadioID – Login,
Se acaso o email que introduziu não corresponder terá que solicitar ao suporte a validação de um novo email, deve adicionar copia do CAN, o link para tal: RadioID – Support

Deve escolher ‘General Support’ e explicar o pedido de alteração, no fundo da página à esquerda está um “captcha” com uma caixa onde deverá marcar só com o rato, não é um gerador de letras ou simbolos é só mesmo uma caixa de validação.

**********************************************************

Para os detentores de um DMR ID, e conforme visualizado na imagem acima, a caixa é outra, devem utilizar o mesmo email que usaram aquando do vosso registo DMR. Se acaso for o correto irão receber uma password provisória que dará acesso  à vossa àrea, se for recusado, porque o email não condiz com o feito no vosso primeiro registo, poderão colocar um Ticket no suporte da RadioID ou mais rápido e sem tanta confusão fazer-nos chegar a conta de email que querem ver anexa  à conta RadioID, através do email team.dmr.pt@gmail.com. A imagem abaixo é em exclusivo para esses utlizadores já com registo feito no anterior sistema.

 

 

 

Esperemos que estas imagens sejam uma ajuda, relembramos que qualquer duvida poderá e deverá ser enviada para team.dmr.pt@gmail.com

 

 


Antigo artigo acerca das mudanças

 

 

Anúncio atual! (em 10/11/2020)

 

Após cerca de 10 anos, 2 mudanças de sistema de servidores, quase 80.000 registros e muito trabalho de uma ótima equipe de administração, o nosso sistema de registo irá ser encerrado, o sistema é antigo e precisaria de muitas mudanças e atualizações.

 

O front-end da Web é um HTML antiquado, o sistema operacional não recebe mais patches de segurança desde Novembro e não deve ser usado para armazenar dados pessoais.

Portá-lo para uma nova plataforma com uma versão real do Linux custaria muito tempo e esforço.

Com uma mudança para uma nova versão do sistema operacional, este traria versões atualizadas das linguagens de script e os primeiros testes confirmaram que muitas coisas mudaram, tornaram-no incompatível e quase todos os scripts precisariam de ser ajustados e testados.

Não quero investir esse tempo, em vez disso decidi misturar o sistema com o segundo sistema de registro DMR que temos no mundo, o RadioID.net no Canadá.
Esta é a solução mais fácil e quase pode ser feita fechando um sistema e abrindo o outro.
No passado, já provámos a compatibilidade quando um sistema falhou por um tempo.
Os dados são paralelos nos dois sistemas, os procedimentos de registro, as regras, tudo é parecido ou até igual.
Cooperamos e compartilhamos os dados básicos desde que os sistemas existem.

 

A mudança para esse sistema está prevista para 18/19 de Dezembro.

  • register.ham-digital.org deixará de aceitar solicitações de registro as 23:59H 18 de Dezembro

Depois disso, trabalharemos nas últimas solicitações abertas e limparemos tudo.

  • RadioID.net começará a aceitar novos registros as 00:01H de 19 de Dezembro da Europa e de África, faixa MCC 2xx e 6xx.

 

Isto não vai influenciar as redes, todos podem usar como antes.
Novos utilizadores encontrarão um novo sistema de registro, mas como a maioria deles não usava o antigo antes não se aperceberão da mudança.

 

Há uma mudança importante para os utilizadores existentes no nosso sistema:

 

 

O RadioID.net permite que utilizadores registados mantenham os seus próprios dados numa área de autoatendimento.
 – Pode alterar quase todas as informações, exceto DMR-ID, país e indicativo.

Quem quiser usar estes recursos precisa de uma conta neste sistema.

Normalmente para obter uma conta é o mesmo procedimento que no anterior sistema, fornecendo uma cópia do documento de licença etc.

Para facilitar o trabalho dos utilizadores que já se registaram no nosso sistema implementámos uma forma que simplifica o processo.

Quando faz o login no RadioID.net com exatamente o mesmo endereço de e-mail que usou no registo inicial no nosso sistema, o sistema vai perceber isso e enviar um e-mail de verificação para confirmar a sua conta. Com o e-mail confirmado pode fazer o login, definir uma senha e alterar as suas configurações pessoais, como o seja o endereço de e-mail, nome visual ou nome pessoal.

 

Tudo feito!

 

Os processos informáticos podem às vezes pregar partidas, esta data prevista pode sofrer alteração imprevistas. Pelos meios possíveis de informação informaremos se algo tiver decorrido menos bem neste processo.

A coordenação dos ID’s 268xxx continuarão a ser geridos por nós.

 

Bookmark the permalink.

Comments are closed.