SMS Gateway

 

A não confirmação do envio de uma mensagem texto via DMR é um dos factores que leva ao não uso desta função, muitos acabam, após os testes iniciais feitos com alguns amigos, por abandonar ou esquecer o uso desta função.

O colega Jens – DO1JG disponibilizou uma ferramenta externa que permite a entrega mesmo a quem tenha o rádio desligado, o mesmo será feito após a rede saber que o utilizador está activo.

 

  • Nos equipamentos chineses isto só acontece após a primeira conversação do utilizador na rede, esta minha conclusão estava errada, o facto de “comparecer na rede” não substitui o registo do equipamento, quem tenha este tipo de equipamentos terá sempre que consultar a rede ou melhor fazer um pedido de receção dos possíveis SMS’s que tenha para si.
  • Só os equipamentos, chamados profissionais, tem a possibilidade de informar a rede de quando são ligados sem que o utilizador tenha que se anunciar na rede, no caso dos Motorola é o ARS, no caso da Hytera é o RRS, ambos executam a função de registo na rede do equipamento.

 

Como funciona

 

Iniciamos testando se a gateway nos recebe, para isso vamos enviar uma mensagem com o seguinte teor;

ECHO para o número privado 262995, se tudo correu bem iremos receber de retorno o seguinte;

 

“Hi <nome visivel>, SMS was received by the System”

 


 

Está então confirmado que o sistema nos reconheceu e podemos então fazer o envio para um qualquer colega, para que a outra parte possa receber mensagens terá que ter o equipamento devidamente configurado na página Selfcare do BrandMeister.

 

O envio de um SMS

 

Existe uma ligeira alteração ao que era feito tradicionalmente, antes escrevíamos a nossa mensagem e para o envio digitávamos o ID do utilizador que queríamos contactar, este novo sistema difere do anterior pelo facto de na mensagem ir o indicativo, não o ID, seguido do texto, exemplo:

 

CT2XXX quando leres isto liga me para o 930990555

 

Acabando o texto faremos o enviar para: 262995 (como privado não como grupo) e pronto mensagem enviada

 

Receção dos SMS’s

 

Quando ligamos o nosso rádio iremos receber notificação de quantas mensagens temos, devemos de usar o comando GET para as ir buscar todas e de seguida fazer o envio de apagar as que estão na caixa, evitando assim que numa próxima receção recebamos as mesmas mensagens já recebidas anteriormente, para isso devemos após a receção de todas enviar o comando DEL para apagar todas as mensagens na gateway.

 

Funções relativas

 

Existem funcionalidades acrescidas que permitem verificarmos se temos mensagens, ler as que possamos ter, ou eliminar as existentes, para isso enviamos texto especifico para a função em causa.

 

INBOX ou IN ou LIST – Permite ter uma breve mostra das mensagens que possam existir.

ALL ou GET – Permite recebermos todas as mensagens que estejam na gateway.

DELETE ou DEL – Apaga todas as mensagens presentes na gateway.

 

ATENÇÃO: Os comandos são executados em maiúsculas e o texto a enviar em minúsculas.

 

Guardar como mensagens pré-definidas estes comandos será uma mais valia, assim só teremos que selecionar mensagens pré gravadas e fazer o envio para o 262995.

 

 

Bookmark the permalink.

4 Responses to SMS Gateway

  1. Nelson says:

    De que forma são enviados os comandos? são enviados para o 262995?Se sim não obtive resposta. Consigo enviar msg para outros colegas e recebo a confirmação da recepção. Mas não consigo listar as minhas msgs.
    73

    • master says:

      Caro Nelson, seguiu “à risca” o que está descrito? faço a pergunta porque questiona como são enviados! exactamente como descrito e deve começar pelo primeiro comando que é o ECHO. A forma é em tudo igual ao escrever a mensagem para os amigos, a diferença é que só escreve ECHO em maiúsculas e de seguida executa o “send” para “manual contact” e digita 262995. Terá que receber a informação em que o seu nome esta´confirmado. Caso isto não aconteça então algo está mal do seu lado, configuração de equipamento no Selfcare é uma causa, Hotspot (se é o que usa) será outra possibilidade.

      Só com uma melhor explicação se poderá chegar a alguma conclusão

      • Nelson says:

        De facto executado conforme se encontra na descrição acima. Consigo enviar msgs e comandos. Recebo o report de que a msg ficou no gateway. Quanto a listar as minhas msgs ou visualiza-las é negativo.

        • master says:

          Nelson,

          Se acaso recebeu resposta ao comando ECHO é porque tudo está bem. Possíveis erros: estar a enviar mensagens para si proprio!, ou quem lhe enviou a mensagem nao ter usado a SMS Gateway.

          O envio de SMS pode ser feito por dois modos, envio de mensagem para o ID do utilizador, este é o metodo convencional
          ou, envio com o indicativo bem identificado para o numero da gateway (262995).

          Tente executar o seguinte: uma mensagem só com o comando LIST e envie para 262995, para mais testes logo envio-lhe uma mensagem via gateway.

          Suponho que “adivinho” o seu indicativo.