APRS e SMS no DMR

 

Nem todos os equipamentos podem receber/enviar mensagens de SMS ou comunicações APRS, é conveniente que antes de adquirirem um equipamento verifiquem quais os modelos que a rede BrandMeister já suporta atualmente. No site Wiki do BrandMeister, neste “LINK” é possível verificarmos quais os modelos e o que suportam. No exemplo abaixo (está desactualizada, deve consultar o link anterior) podemos constatar (e eu na prática verifiquei) que o Tytera MD380 ainda não é completamente suportado pelo sistema (Actualmente já é 01/2017).

 

Radios

Dando a informação “de que se está a trabalhar para isso“, existem também modelos não testados pela equipa de desenvolvimento que no entanto poderão funcionar, agradecia-se que quem os tenha e teste que envie os resultados dos mesmos para Rudy – PD0ZRY ou mesmo para mim.

Na posse de um equipamento que permita mensagens, temos que a mesma poderá ocorrer por duas formas, SMS, mensagem enviada em modo privado a alguém na rede e sempre (de preferência) dentro do mesmo repetidor, ou mensagem de APRS e esta poderá ser enviada de qualquer network. Se o equipamento que tem suporta ARS/RRS ele automaticamente se anuncia no repetidor que alcançar, isso informa a rede da posição do utilizador perante a mesma, estes serviços de ARS/RRS existem nos equipamentos Hytera e Motorola, embora outros também os possam ter. As marcas nem todas tem a mesma configuração para este serviço, primeiro que tudo teremos que informar a rede de qual o vosso SSID (aquele numeral que aparece no APRS após o nosso indicativo) para que ela interprete correctamente a relação ID do indicativo-SSID, para isso temos que nos registar neste Site designado de SelfCare, tentei reproduzir por imagens o que fazer, para quem a língua inglesa não constitui obstaculo as minhas desculpas pela legendagem.

Registe-se

 


registo_1

 


registo_2


Após o registo pode então aceder à sua área.

Como exemplo, abaixo é visível o que encontram após a entrada no SelfCare, primeiro menu My Call encontram todos os registos que tenham efectuado no DSTAR (se acaso não é visível nenhum contactem-me para ser adicionado)

registo_4


O que necessitam está no menu Ham DMR, aqui irão encontrar os registos válidos para o vosso indicativo no campo de seleção seguinte ao indicativo tem um selector com ETSI no label, devem abri-lo e configura-lo para o “tipo” do vosso rádio, relembro que foi possível de vizualizarem no BrandMeister Wiki que o Tytera tem emulação Motorola, com podem depois ver é essa a configuração que eu tenho no meu.


registo_5


Depois de configurado o tipo de rádio temos que escolher o SSID, no caso tenho 7- portátil e 9 – carro


registo_6


E pronto a parte de configuração da conta para APRS messaging está feita, podem testar neste site o envio de uma mensagem para o próprio, é logicamente necessário o acesso a um repetidor. O DV4mini não aceita dados como tal não funciona, mas não esperem por uma deslocação até um local com repetidor para o fazerem, quanto antes melhor.


Os equipamentos Hytera ainda tem a necessidade de uma configuração no codeplug. O TG responsável por comunicações APRS é no nosso servidor o 268999, isto é válido para qualquer país que tenha BrandMeister na rede, devem então configurar em Conventional -> General Settings -> Network o campo RRS & GPS Radio ID o TG respectivo (268999) só assim poderão enviar mensagens APRS.


hytera-aprs


Comments are closed.