Desmistificando o uso do DMR

 

Vamos primeiro entender dois termos:

 

  • Grupos de conversação estáticos
  • Grupos de conversação dinâmicos

 

Grupos de conversação são uma tradução do inglês “Talk Group” e assim surgiu a sigla TG.

 

Os TG’s estáticos são aqueles que estão definidos pelo “keeper” (gestor do repetidor) e estão sempre activos não sendo necessário realizar nenhuma função para escutar o tráfego que surja nele.

Os TG’s dinâmicos são todos os TG’s existentes na rede BrandMeister, actualmente registados e reconhecidos (489), a que se podem adicionar ainda aqueles produzidos pelos sysop’s dos países, mas que só os utilizadores do país tem conhecimento da sua existência. Portugal encontra-se neste grupo, pois internacionalmente só estão identificados os grupos regionais e os TG’s de ligação a alguns dos links aos reflectores Dextra – DSTAR. A seu tempo e depois de ser definida a estrutura da rede nacional haverá uma informação aos TG’s identificados.

 

 

COMO VOU USAR UM E OUTRO

 

No caso do repetidor acedido ter TG’s estáticos, bastará ter um canal configurado com esse TG e falar, ele estará sempre disponível mesmo que outro colega noutro local aceda a um outro grupo também ele configurado nesse repetidor, vou dar como exemplo um repetidor que tenha como estáticos no slot1 os seguintes: TG’s, 268 (Nacional) 2682 (Zona – Centro), estando eu a falar no nacional e se acaso algum colega noutra região do país usar o 2682 pela lógica deveria de ser audível no repetidor onde me encontro, acontece que o repetidor tem um tempo de proteção de 60 segundos, durante esse período não pode mudar de TG, portanto se a comunicação era no 268, ele não irá aceitar a comunicação que está na entrada e que vem para 2682.

 

Esta proteção existe tanto para a utilização de “estáticos” como de “dinâmicos”.

 

E se o repetidor não contiver na sua configuração um TG que pretendo usar? Por exemplo 20812, posso? – claro, deve ter o conhecimento de onde o pode fazer, existem várias configurações nos repetidores, que como explicado acima, são da responsabilidade do gestor do repetidor, por norma podem contactar o gestor procurando no site BrandMeister pelo repetidor em si, a forma de o fazer será inserindo no seu browser o seguinte endereço: https://brandmeister.network/index.php?page=repeater&id=<ID do repetidor>, isto dará toda a informação que necessitamos, quais os grupos presentes nos slots bem como se tem cluster e qual o TG externo, dá também a informação de quem é o gestor do repetidor e premindo sobre o mesmo a informação de contacto. Evitem utilizar para as vossas chamadas de dinâmicos para outros locais que não o país, slots que estejam ocupadas ou pelo sistema cluster identificado pela cor Verde ou reflectores, identificados no espaço destinado a tal. Pode ver-se na imagem anexa essa informação.

 

2017-05-09_141759

 

Na análise à imagem podemos verificar que o sysop é o CT2CVW, as frequências do repetidor, os TG’s empregues, os que tem “cadeado” identificam os estáticos e os que tem um relógio identificam que é um TG com dia e hora de início/fim, basta colocar o ponteiro do rato em cima para identificar quando.

 

2017-05-09_142727

 

Respeitando o slot que eventualmente tenha um reflector ou cluster, de resto o uso é livre, qualquer dúvida surgida com respeito ao modo de operar o repetidor em questão deve ser colocada ao gestor do mesmo, através da frequência ou na impossibilidade de contacto, através de email dirigido ao colega.

O modo de operação “a pedido” ou como o termo inglês indica “on demand” obriga a pelo menos fazer a transmissão no TG que pretendemos “subscrever”, no entanto precisamos de o ouvir. Os nossos equipamentos permitem por um curto período de tempo (1 a 5 seg) capturar o TG de resposta, podemos no entanto,  e se o uso for justificado, criar um RX List com esse mesmo TG, permitindo assim escutarmos sempre que o mesmo esteja subscrito.

 

AVISOS

 

Embora os sistemas digitais se baseiem em internet e o BM (abreviatura de BrandMeister) tenha a possibilidade de através de um site publico ouvir a nossa comunicação, evitem-no, o delay da comunicação mais os possíveis erros pelo lado do site e até mesmo do utilizador levam a que por vezes se lavre em erro por aquilo que pensamos estar a ouvir ou que os outros estejam a ouvir. Evitem também situações como as que já presenciei, de estarem a falar num TG nacional e estarem a ouvir-se num repetidor ligado num reflector, os reflectores não pertencem ao sistema BM e não há garantias de fiabilidade, isso gera dúvidas, questões e trabalho em toda a rede quando às vezes o erro está em quem o iniciou.

 

Por último termino com uma informação: a DV4mini que até hoje tem servido e espero continue a servir tem algumas limitações, sendo um dispositivo Tier I não suporta dados, não aceita SMS, não aceita GPS, não aceita chamadas privadas, mas trabalha bem nos chamados grupos de conversação directos. Os clusters são grupos de conversação mas a sua configuração obriga ao suporte de dados para tradução da ligação, isto quer dizer que as DV4mini não funcionam correctamente nos TG’s dos clusters. Fica talvez ditado o fim de vida destes dispositivos, ou não, porque são úteis nos demais modos e continuam a operar, com a exclusão, de momento, nos clusters.

 

 


Bookmark the permalink.

Comments are closed.