DV4mini e antenas externas

Para os colegas que pretendam uma melhor desempenho do dispositivo a solução não passa por uma melhor antena.

Como devem entender a transmissão/receção é feita em exclusivo por um chip ADF7021. A sensibilidade deste dispositivo e a montagem em estado sólido não permite o uso de filtros de banda passante ou mesmo uma grande sensibilidade.

Existe pois o compromisso de ter uma boa receção sem contudo estragar o sinal recebido. Na imagem agregada explico o uso do SMeter e o seu entendimento.

 

DV4mini(a)

O sinal que vêm variar é o ruído captado pelo recetor, seja ele um sinal DMR ou interferências de qualquer outro serviço, deve pois este sinal ser mantido o mais baixo possível, chamo a atenção que o mais baixo e visto a escala ser positiva ou negativa, será a de maior valor numérico. Atendendo a que o limiar do ruído na maioria dos nossos equipamentos é os -120dBm este será o sinal de referência.

Obviamente isto varia com o local de instalação e os níveis de ruído que tiverem por perto, no meu caso pessoal tenho níveis entre os -98~-81 dBm ou que é bastante confortável.

Se estes sinais subirem a -60dBm pela certa terão problemas e comunicação de uma sala para outra tornar-se-à problemática pois este sinal encontra-se já muito perto do limite máximo do RX.

Bookmark the permalink.

Comments are closed.