2 meses de Net CT

 

 

 

 

A Net CT nasceu plagiando a net internacional, vulgo WorldWide Net Control, mas com um objetivo bem definido, verificar a rede nacional e ser um espaço em língua portuguesa para a apresentação de novas soluções pelo suporte DMR-PT ao mesmo tempo dando oportunidade a todos os presentes a colocarem questões sobre o uso ou funcionalidades.

No decorrer destes dois meses o suporte detetou alguns pontos que merecem ser aqui apresentados.

  1. Pode-se considerar que a qualidade de internet disponibilizada nas ligações aos repetidores é bastante satisfatória, não foram notados neste período factos dignos de nota.
  2. Nos utilizadores de hotspot há por vezes pequenas falhas, muitas delas poderão ser corrigidas pelo próprio utilizador visto estarem dependentes do uso do seu sistema. Verificação de portas dos routers, verificação do áudio produzido escutando o mesmo através do 9990 (Parrot).
  3. Foi também notado que tendo sido a rede implementada no início de 2016 e o número de novos utilizadores vindo a aumentar progressivamente nunca são apresentadas dúvidas de uso, estrutura ou tão simplesmente explicação sobre a razão de certas cláusulas devidas à rede DMR.

Neste sentido a Net CT ainda não conseguiu atingir os objetivos, esperamos mais colaboração de futuro com a entrada de novos utilizadores na rede e as consequentes dúvidas ou mesmo nos que já por cá andam desde o início da rede nacional.

 

Assuntos mais falados na Net CT

 

  1. Hotspot simplex publico – Ideia apresentada por CT2IXP, a valência de um dispositivo com 1 ou 2W na zona de residência podendo cobrir e dando cobertura a possíveis utilizadores nessa mesma área.
  1. Admit Criteria – o seu uso ou não. Continua a notar-se uma grande resistência à utilização do “critério de admissão” pelo mesmo fazer com que seja cumprido o tempo de espera entre utilizações. O seu não uso provoca atropelos e, isto acontece amiudadas vezes em alguns TG’s com mais utilizadores, utilizadores a falarem e terem que se repetir em virtude de não haver respeito pelos tempos de acesso. Deixar sempre 3~5 seg entre câmbios, quando digo 5 seg não são 1 ou 2, só assim será possível aos colegas que cumprem as regras e tem o Admit Criteria devidamente configurado o poder fazer parte do QSO, a solução não é “desliga isso” mas sim cumprirem as regras, que até são mundiais.
  2. Apresentação por parte da equipa DMR-PT do envio do GPS para APRS cumprindo as regras do APRS. Nele consta o ponto de acesso da rede e a classificação do tipo de equipamento.

 

A Net CT é um espaço aberto entre os utilizadores e a equipa DMR-PT, nele devem ser colocadas as questões relacionadas com a rede ou, e visto a equipa ter crescido e nela constar uma equipa de estudo e teste de novos dispositivos, com novos equipamentos.

Contamos com a colaboração de todos para que esta seja uma net diferente do “dar o indicativo e nome” e pouco mais. A equipa para crescer precisa da vossa colaboração, utilização e opinião, todas são válidas e escutadas.

 


 

Bookmark the permalink.

Comments are closed.