Um novo projeto TETRA na família Brandmeister

Artem DL5ABM, e a sua equipa, têm o prazer de apresentar o seu mais novo empreendimento, TetraPack.Online, uma rede de rádioamador Tetra TMO apresentada pela primeira vez na HamRadio 2023 em Friedrichshafen. Este projeto compartilha objetivos comuns com a rede Brandmeister, como suporte a múltiplos hardwares, grupos de conversação amplamente disponíveis e serviços digitais.

 

O que é o Tetra, em que difere do DMR?

Tetra também é um protocolo de rádio digital que aproveita o conceito de grupos de conversação e intervalos de tempo, com algumas melhorias entre as quais:

 

  • O Tetra usa um codec diferente (ACELP) que oferece qualidade de voz superior em comparação com o DMR ou P25,
  • O protocolo TetraPack permite 4 intervalos de tempo Num espectro de 25kHz. Um timeslot é dedicado à sinalização (troca de dados entre o rádio assinante e a rede), enquanto os 3 timeslots restantes podem realizar conversas de voz simultâneas. Se desejar, pode empilhar mais rádios base e obter 4 timeslots adicionais para cada frequência adicionada, enquanto ainda só precisa de apenas um timeslot de sinalização!
  • É possível ter conversas full-duplex, de modo a que o seu rádio se comporte como um telefone celular,
  • Os conceitos de grupos de conversação estáticos e dinâmicos desapareceram. Depois de selecionar o grupo de conversação desejado no seu rádio, não há necessidade de pressionar o PTT. O seu rádio comunica automaticamente os grupos de conversação escolhidos para a rede e um intervalo de tempo de voz será subscrito para ouvir e conversar.
  • A navegação básica baseada na web é possível (comparável ao WAP).

 

Como o TetraPack.online se integra na rede Brandmeister.network?

 

As duas redes integram-se totalmente uma com a outra:

 

  • Os mesmos IDs atribuídos pela RadioID.net são usados em ambas as redes para identificar indicativos de radioamadores,
  • Todos os grupos de conversação superiores a 90 são compartilhados em ambas as redes.
  • Chamadas de grupo e chamadas privadas são suportadas dentro e entre ambas as redes.
  • O SMS pode atravessar perfeitamente entre as duas redes.

 

Net CT vai começar e com mudanças

 

 

Foi em Julho de 2017 que iniciámos este percurso, a criação de uma net (rodada) estritamente em língua portuguesa. Contavamos com a presença dos utilizadores nacionais e de além fronteiras, países nossos irmãos na língua.

O objectivo seria reunir e trocar iideias e duvidas sobre o que era o DMR e como o usar, bem como difundir novidades. Pensámos que o TG a usar fosse o 915 – portuguese language, embora não pertencesse ao nosso MCC (‘Mobile Country Code) sendo para uso na nossa língua  contavamos assim reunir povos que a usassem para estar presentes na nossa net.

5 anos se passaram desde este arranque, a net tem tido a sua presença semanalmente, todas as quartas feiras as 22:00H WEST, no entanto “a troca de ideias, duvidas ou até mesmo novidades” fica com cada um e atualmente a net é tão somente uma apresentação pessoal e uma forma da equipa técnica verificar delays ou quebras e de pelo menos termos a confirmação de um dado utilizador ainda é frequentador do modo DMR.

 

As alterações

 

Colocaram-nos a questão do porquê da net CT ser num TG global, ou seja o mesmo faz parte de um grupo de TG’s criados pelo Team mundial do BrandMeister para diversas línguas, porque não usarmos o nosso 268 que se refere por ele próprio como sendo Portugal, assim 214 é Espanha, 724 é Brasil…

Pusemos a questão a votação primeiramente aos gestores dos repetidores nacionais, a mudança de TG é pacífica, a alteração aqui será tão somente um trabalho da equipa de suporte nacional, na remoção do 915 como agendado em slot1 nas quartas feiras, isto porque o 268 por ele já está designado a esse slot.

Iremos também como acontece com os demais TG’s passar o 915 ao estatuto de secundário e nesse caso deverá somente ser usado em repetidores no slot2, ficando limitado a ser um TG por subscrição, ou seja terá que ser ativado pelo utilizador para o usar ou escutar

Com esta alteração todos os utilizadores terão que rever a configuração dos seus radios no que a zonas de repetidores diz respeito, terão que no canal em questão tão somente mudar de slot1 para slot2, em certos equipamentos isto é possível de ser feito manualmente sem recurso a PC e CPS.

Irá portanto ser anunciado pela moderação do Net CT esta proposta de alteração, a mesma será difundida quer durante a net quer pelos meios que usamos para comunicação digital, grupos sociais, site do dmr-portugal.org. Serão informados da data de entrada em vigor desta alteração.  

Out of Topic – ou não

 

Porque o “out of topic”, bem… embora se vá falar do sistema DSTAR o mesmo tem ligação ao DMR, e esta informação aplica-se aos utilizadores DMR que nunca tiveram um rádio DSTAR.

 

‘Um pouco de história’.

 

Portugal teve no arranque do sistema DSTAR a necessidade de ligar os repetidores num nó unico, chamado reflector, na altura o existente era o DPlus, sistema proprietário da ICOM desenvolvido por alguns colegas americanos. Esse sistema permitia a rede interligar-se e estava dependente de uma base de dados, permitindo saber a localização de um utilizador na rede, onde havia falado e através de que nó.
Para que isso seja possível há que ter um registo no USTrust, utilizadores e repetidores. Com o nascimento de um novo software, a G3, e com a entrada ao serviço de alguns deles na rede nacional e porque o sistema ICOM – G3 só admite a ligação a reflectores DPlus foi então criado o REF095. Isto levou à separação da rede nacional, sem vantagens algumas, isto porque tudo o que é anunciado pela ICOM no capítulo de novas funcionalidades, como o ‘Terminal Mode’, o mesmo pode ser realizado em qualquer dos atuais repetidores ou em qualquer XLX, isto sem a necessidade de uso do software G3 bem como da instalação (e custos) de um reflector DPlus.

 

Vamos então ao que interessa’

 

Os utilizadores da rede DSTAR que tenham já registo feito, mesmo que o tenham feito há muitos anos, não necessitam de fazer nada. Para os utilizadores DMR o uso do TG 268912 veio a trazer alterações a eles e aos que usando DSTAR nunca tenham feito o tal registo no USTrust. Ao ouvirem alguém no TG 268912 e que o mesmo esteja no repetidor de Lisboa (CQ0DLX) ou Cascais (CQ0DCS) ou ainda Torres Vedras (CQ0DTV) ao responderem não irão ser ouvidos por esses colegas, isto porque não tendo o tal registo o reflector 095 não os deixa passar, criando constrangimentos e levando mesmo a más interpretações.

 

Assim, devem primeiramente, para quem tenha duvidas se está ou não registado, aceder a esta página e ver se existe registo: http://query.ke5bms.com/index.php, não tendo retorno de informação deve executar o seguinte link: https://regist.dstargateway.org/Dstar.do e efectuar o seu registo.

Não existe nenhuma obrigação para este registo mas se acaso usa o TG 268912 poderá eventualmente não vir a ser escutado no REF095 e criar, sem querer, uma confusão na rede.

 

Para quem tenha equipamento DSTAR, esteja já registado  e use hotspot pode eventualmente não passar para o REF095 C, se for esse o caso verifique esta configuração no Pi-Star. 

 

 

Para qualquer dúvida não hesite em nos contactar.

 


 

Novas ligações no master 2682

 

Com a colaboração de um “civil”, Nuno Silva, e o desenvolvimento por ele feito com a AI ChatGPT, foi estabelecida uma ligação a um TG da rede BM.

 

Quem é Nuno Silva? é irmão de um nosso colega o CT2HRB, tem ele desenvolvido muitos patch de correção ao XLX e feito esta adaptação entre a API do ChatGPT e o módulo X do XLX140. Com a autorização dele foi feita então a ligação entre esse reflector e o TG 268940.

 

O interesse é meramente técnico, falar com uma entidade virtual enfim não estará muito no conceito do radioamadorismo, no entanto poderá ser útil para quem tenha questões que queira ver respondidas. A forma de usar será igual ao manter um QSO, há no entanto uma chamada de atenção que gostariamos de fazer, sejam objectivos nas questões a colocar serão tão mais desenvolvidas quanto mais e melhor for o conteudo da questão.
A língua a usar poderá ser o português, a AI deteta qual a língua usada e responde na mesma língua.

 

Esperamos que se divirtam com o nível de respostas da AI.

 

Exemplo da resposta dada a uma questão.

 

Pergunta Como funciona a rectificação de onda completa.

Resposta ChatGPT: A retificação de onda completa é um processo que converte uma forma de onda alternada em uma forma unidirecional. Isso é feito através do uso de um retificador de onda completa, que geralmente consiste em quatro diodos ligados em uma ponte.

Durante a primeira metade do ciclo da forma de onda alternada, os dois diodos superiores são condutores e os dois diodos inferiores são não condutores. Isso permite que a corrente flua da fonte de alimentação através dos diodos superiores e do circuito de carga. Durante a segunda metade do ciclo, os dois diodos inferiores são condutores enquanto os dois diodos superiores são não condutores. Isso permite que a corrente flua através dos diodos inferiores e do circuito de carga, mas dessa vez em sentido oposto ao do primeiro meio ciclo.

Dessa forma, a forma de onda original é convertida em uma forma unidirecional, que pode então ser filtrada usando um capacitor ou um indutor para produzir uma tensão CC (corrente contínua) mais suave. A retificação de onda completa é frequentemente usada em aplicações em que é necessária energia CC, como em fontes de alimentação ou em motores CC.

 

Um “quase” QSO no ChatGPT, (vejam a forma elegante com a AI se despede do colega.

 

Pergunta: This is KJ6KK.
Resposta ChatGPT: Hello KJ6KK, how may I assist you today?

Pergunta: Please read Psalm 106, verse 2.
Resposta ChatGPT: “Who can proclaim the mighty acts of the LORD or fully declare his praise?” – Psalm 106:2.

Pergunta: Thank you.
Resposta ChatGPT: You’re welcome. If you need any further assistance, just let me know.

Pergunta What is the circumference of Earth?
Resposta ChatGPT: The circumference of the Earth is approximately 40,075 kilometers (24,901 miles).

Pergunta: which planet in our solar system has the greatest mass?
Resposta ChatGPT: The planet with the greatest mass in our solar system is Jupiter.

Pergunta: Do you know that your replies are transmitted on ham radio?
Resposta ChatGPT: Yes, I am aware that my replies are transmitted on ham radio. As a voice capable bot, I communicate with users through radio waves, and my responses are heard through their radios.

Pergunta: Tell me, what is the longest verse in the Bible and read it to me.
Resposta ChatGPT: The longest verse in the Bible is Esther 8:9, which is 90 words long in the original Hebrew text. I can read it to you now:
“So the king’s scribes were called at that time, in the third month, which is the month of Sivan, on the twenty-third day; and it was written, according to all that Mordecai commanded, to the Jews, the satraps, the governors, and the princes of the provinces from India to Ethiopia, one hundred and twenty-seven provinces in all, to every province in its own script, to every people in their own language, and to the Jews in their own script and language.”

Pergunta: Can you discern truth from lies?
Resposta ChatGPT: As an AI language model, I do not have the ability to discern truth from lies. I process the input given to me by users and provide responses based on algorithms and programming. However, I can assist with fact-checking and provide information to help users make informed decisions.

Pergunta: Do you appreciate kind words?
Resposta ChatGPT: As an artificial intelligence language model, I don’t have feelings, but I am designed to serve and respond politely to users.

Pergunta: Can you be sarcastic?
Resposta ChatGPT: Yes, as an AI language model I am capable of producing a sarcastic tone in my responses if that’s what you’re looking for 😉

Pergunta: Definitely a sarcastic response to this question. What is your phone number?
Resposta ChatGPT: Oh sure, let me just give you my phone number so that I can receive countless spam calls and messages from telemarketers all day long. Sounds like a great idea, doesn’t it? 😉

Pergunta: Good answer.
Resposta ChatGPT: Thank you! Is there anything else I can help you with?

Pergunta: That’s all, this is KJ6KK, clear.
Responsta ChatGPT: Understood. It was nice talking with you, KJ6KK. Don’t hesitate to contact me again if you need any assistance. Stay safe, over and out.

 


Nesta nossa nova relação aceitámos também a ligação, pertença deles, do Peanut XLX140 P que tem agora ligação ao TG 2683. Embora esteja ligado ao XLX o Peanut é DMR mas aceita o transcoding para qualquer outro modo, C4FM ou Dstar.

 

Qualquer duvida contacte-nos.


 

TETRA GATEWAY para BRANDMEISTER NETWORK

 

TODOS OS TALKGROUPS MAIORES QUE 90
• CHAMADAS PRIVADAS E SMS ENTRE BRANDMEISTER E TETRAPACK
• APRS (GEO E SMS)
• TODOS OS SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO MASTER 262 (262993, 262995 e outros)
• O NOSSO PROTOCOLO IPC – DETROIT BRIDGE (DMR-TETRA)

FUTURAMENTE PBX 

ASTERISK 21

• INSTALAÇÃO STANDARD (DIFERENTE ALLSTARLINK)
• MODULOS CUSTOMIZADOS
• MAIS SERVIÇOS DE VOZ
• CHAMADAS INDIVIDUAIS (SIMPLEX E DUPLEX)
• SMS PASS-THROUGH
• ACEITA ISSI E NÚMERO EXTERNO (PBX/PSTN)
• ACEITA COM GATEWAY/TELEFONE
• LIGAÇÃO HAMNET-PBX
• CODEC_PACK.SO – TETRA CODECS REGISTRATION + TRANSCODING + FRAMING: DEVELOPED, TESTING
• CHAN_TRANSIT.SO – PROTOCOL IMPLEMENTATION + DIALPLAN APPLICATION: IN DEVELOPMENT
• TETRAPACK CORE / TRANSIT BRIDGE: IN DEVELOPMENT

 


 

Melhorias no recurso ‘AirSecurity’

 

A equipe de desenvolvimento do Brandmeister fez melhorias no recurso Airsecurity! As entradas repetidor e área estão disponíveis. Para maior comodidade, uma opção Secure Local Pass permite ignorar a autorização AirSecurity dos seus pontos de acesso pessoais protegidos por senha.

 

Para que serve o AirSecurity?

 

Como a maioria de vocês já sabe, o Brandmeister aceita apenas transmissões de IDs DMR registados e ativos no banco de dados da RadioID. No entanto, existe a possibilidade de que alguém configure inadvertidamente o seu rádio com o seu ID DMR pessoal, fazendo com que suas transmissões pareçam ser originárias de você na rede Brandmeister. Isto pode ser evitado utilizando o recurso AirSecurity.

 

Como funciona?

 

Assim que o AirSecurity for ativado para o seu indicativo, qualquer transmissão via RF de um de seus DMR ID precisará ser pré-autorizada enviando um código único por chamada privada. A autorização será válida por um período de tempo pré-determinado, podendo ser restrita a um único repetidor, a um grupo de repetidores ou a todos os repetidores ligados num determinado master server. Se uma transmissão for feita sem autorização, a mensagem “Acesso negado” ou “Access Denied” será reproduzida pela rede Brandmeister.

 

Como habilitar e configurar o AirSecurity?

 

Faça login no painel do Brandmeister e abra a sua página de Selfcare. Clique em ‘AirSecurity / TOTP’.

 

 

Um conjunto de opções aparecerá:

 

 

  • Quando AirSecurity/TOTP está definido como ON, o recurso está ativo para o seu indicativo
  • Quando Secure Local Pass está definido como ATIVADO, as transmissões do seu ponto de acesso pessoal (para o qual os primeiros 7 dígitos correspondem ao seu ID DMR) serão permitidas sem autorização
    Escolha da opção de proteção AirSecurity

Repetidor : somente o repetidor para o qual está enviando o código de autorização aceitará transmissões de o seu DMR ID

Área : esta opção está em desenvolvimento. Permitirá autorizar um grupo de repetidores.

Master: apenas os repetidores conectados ao master que selecionou aceitarão as transmissões do seu DMD ID. Escolher esta opção permitirá que forneça autorização de seu navegador da Web no Selfcare, além do método de chamada privada TOTP.

Depois de fazer a sua escolha, digitalize o código QR usando qualquer aplicativo autenticador TOTP, insira o código atual no campo “Verificação do código QR” e clique no botão Salvar.

 

Como usar o AirSecurity?

 

Quando o recurso AirSecurity está ativado em sua conta Selfcare:

 

  • Abra o seu aplicativo TOTP e observe o código atual de 6 dígitos.
  • Usando um rádio programado com o seu DMR ID faça uma chamada privada para 9+ seguido do código de 6 dígitos. (por exemplo, se o código TOTP atual for 123123, faça uma chamada privada para o ID de contato 9123123). Um PTT curto é suficiente.
  • A partir daí você pode transmitir com seu ID, dentro do que escolheu (repetidor ou master).

 

Se habilitou “AirSecurity” e “Secure Local Pass”, você pode fazer chamadas com o seu DMR ID do seu ponto de acesso pessoal sem precisar inserir o código TOTP. Os primeiros 7 dígitos do ID do ponto de acesso devem corresponder ao seu ID de rádio.

Se você selecionou a opçãoe Master, um método adicional de autorização está disponível: pressionando “Ativar PTT agora” no seu Selfcare. Este método também vem com uma escolha de diferentes períodos de tempo para a duração da autorização:

 

 

Qualquer duvida poderá ser colocada ou pelo email team.dmr.pt(at)gmail.com ou numa próxima sessão do NET CT

Ajuste do BER no MMDVM

 

O BER (bit error correction ou “bit para correção de erros”), é parte do código usado em sistemas digitais que permitem por alguma forma a correção do mesmo, esta correção sendo “exagerada” não vai preencher as lacunas mas sim elimina-las.

Como a maioria dos utilizadores usam a aplicação ‘pi-star’ no seu hotspot vamos tentar explicar o BER, já sabendo o que ele provoca, e como resolver. Todos já ouviram emissões com cortes ou até mesmo serem denunciados por outros em que a nossa emissão por vezes falha, isso deve-se por duas razões, ou falha do acesso internet, micro cortes, ou por um BER alto, acima de 1,5%.

Os hotspots tem componentes, que sendo de qualidade garantiriam que a frequência marcada como sendo de emissão/receção fosse unica, esse elemento é o TCXO, oscilador a cristal controlado por temperatura. O facto de se adquirirem modelos mais baratos levam a que a qualidade seja posta de lado, temos aquilo que comprámos.

No mesmo sentido temos os rádios, a qualidade é diretamente proporcional ao custo do mesmo, existe exactamente o mesmo componente e a sua qualidade é factor determinante da estabilidade e frequência apresentada.

Assim quando configuramos o nosso rádio para a frequência de 433.450 (vulgo na maioria dos utilizadores) supostamente, digo supostamente porque está dependente da qualidade do material empregue no rádio, será suposto então que ele transmita e receba nos 433.450, acontece que essa mesma qualidade de material pode levar a que o rádio não esteja nos 433.450 e sim nos 433.449917 por exemplo. No outro lado temos o nosso hotspot na mesma frequência, mas que pelasmesma razão escuta em 433.450760 em vez dos 433.450, temos então entre estes equipamentos a seguinte diferença:

 

 

hotspot – 433.450760

radio – 433.449917

+83 em relação ao hotspot

-760 em relação ao hotspot

 

Não nos vamos prender com a exatidão do rádio, o que nos interessa é que o nosso hotspot receba bem o nosso rádio, pelo visto acima seria introduzirmos o valor a corrigir de -760 (os valores são sempre em ciclos/seg). No entanto como vimos pelo apresentado o rádio também tem um desvio de 83 c/s para mais, isto tomando como base a frequência central de 433.450, assim que -760+83 = -677, ou seja -670 ou -680 como base.

Obviamente que os valores demonstrados acima seriam adquiridos com equipamentos de laboratorio que nem todos têm, vamos mostrar uma de duas formas fáceis de o poder fazer, qualquer delas precisa do aplicativo ‘putty’ ou ‘bitvise’ para aceder a raspberry via terminal ssh (o velhinho VT100 sem ecrã verde).

 

Usando o ‘Putty’ ou o ‘Bitvise’

 

Muito importante, o hotspot deve estar no mínimo a 3 mts do rádio em potência baixa

(por este motivo dizemos não fazer nenhum sentido terem display)

 

Qualquer destes aplicativos permitem o acesso SSH (um protocolo de comunicação IP) para aceder em modo terminal (um ecrã preto) ao nosso Raspberry. Pessoalmente prefiro usar o Bitvise pela possibilidade do multi terminal sem muito esforço, o mesmo se aplica ao modo sFTP, transferir, de e para, ficheiros. O putty permite o mesmo mas com mais comandos.

Lembem-se sempre que Linux não é Windows, para executarmos algo em Linux devemos sempre (há algumas excepções) usar o user root, só assim é garantida a execusão de um aplicativo com direitos plenos.

Para  acedermos ao nosso Raspberry vamos abrir, seja o Putty ou o Bitvise, uma sessão onde devemos colocar alguns dados, são eles o host, que é o IP que a Raspberry tem, a porta, por defeito a porta shh é a 22, o user, que por defeito é ‘pi-star’ (no caso do pi-star, numa instação mais pessoal é ‘pi’) e a password, que por defeito é raspberry.
A diferenção entre o uso do Putty e do Bitvise é que no Putty tanto o user como a palavra passe são introduzidas já no terminal que aparece no nosso ecrã, no Bitvise esses dados estão na aplicação e podem ser guardados para sempre, dando a que ao aparecer o modo terminal já temos o login feito.
Após a entrada no modo terminal devemos mudar o utilizador para root, isso é visível na propria raiz do terminal.

 

 

Usando o comado sudo –s resultará em:

 

Notem à esquerda na linha de comando a indicação do utilizador da conta.

 

Para informação o (ro) visivel quer dizer que qualquer pretença alteração que queiram fazer não é aceite pelo sistema, está em ‘read only’ ou seja só permite leitura, se acaso, e após o teste de BER, quiserem alterar o valor no ficheiro mmdvmhost  deverão antes de o fazer executar no terminal ‘rpi-rw’ para preparar o sistema a suporte de escrita, isto não é necessário se o fizerem via dashboard no PC.

Neste terminal  vamos executar o comando pistar-mmdvmcal, irá dar algo semelhante a imagem abaixo:

 

 

Este quadro leva algum tempo a ser visualizado, isto porque a aplicação vai parar o mmdvmhost e todas as ligações que estivessem presentes na altura.
Devemos ter o nosso rádio preparado para o que usamos como hotspot, como disse por norma costuma será os 433.450, mas terá que ser sempre algo com o color code = 1. Com base no teste ao nosso rádio vamos começar digitando a letra E e inscrevendo a frequência do nosso rádio, por exemplo 433450000, sem  pontos ou espaços. Isto vai preparar o aplicativo a receber do nosso rádio a emissão.
De seguida escolhemos a opção b e premimos o PTT nunca menos que 30 seg. Irá dar uma lista de pacotes recebidos concluindo com o valor lido do BER. Neste teste escolhi a frequencia, através da tecla E, e depois dos dados introduzidos, a letra b, o valor foi o seguinte:

 

 

Como se pode ver o valor é alto, 2.1%, subi 150 c/s na frequência usando a tecla F e voltei a premir o PTT por 30 seg. Resultando no visivel:

 

Ainda não foi desta, mas pelo menos percebi que o desvio em frequência não era para mais mas sim para menos. Assim reduzi a frequência, usando a tecla f (a mesma mas em minisculas) para os mesmos 150 c/s no caso abaixo da inscrita.

 

Novo teste, agora com frequência abaixo dos 433.450

 

 

Novamente PTT durante 30 seg e agora sim.

 

Se deixar ficar por este valor de 0.5% de BER é o que irei inserir no campo RXOffset do MMDVMHost (abaixo já explico como aceder a esta parte), o valor a colocar será então -150 que foi a deriva informada pelo aplicativo MMDVMCal.
O RXOffSet é a frequência de receção do vosso Hotspot (às vezes é confuso entender isto), o TXOffSet será o mesmo para a emissão, no caso poderá haver ou não o mesmo desvio, há muita informação na net dizendo que se deve por o mesmo valor e pela lógica seria o acertado, mas não, o facto do nosso rádio ter um desvio em TX não significa que tenha exactamente o mesmo em RX e para o uso em questão não é importante. Seria importante se “pretendessemos” escutar o nosso hotspot a kms da posição, ai o factor ‘desvio de frequência’ daria uma menor cobertura. Mas relembro que um hotspot só deve ser usado pelo próprio e limitado em distância para não cairmos na ilegalidade de ser uma estação de uso comum, vulgo repetidor, para a qual não tendo licença é ilegal.

 

 

Alterando o pi-star para o melhor BER via dashboard

Deve usar o TG 9

 

Vamos passar para o PC e abrir a página do pi-star, intoduzimos o mesmo IP e clicamos no link “Configuration” ou “Configuração”, de seguida no apresentado escolhemos “Expert” e em seguida em “MMDVMHost”, rolamos o ecrã até a configuração “Modem”. Procuramos a caixa RXOffSet e nela introduzimos o valor achado com a aplicação, no caso que apresentei será -150 e salvamos a alteração. Como disse não há necessidade alguma de introduzir o mesmo valor na caixa TXOffSet, mas mal também não faz.

 

Imagem identificativa, o valor difere dos resultados apresentados neste documento

 

 

Pi-star e o “meu rádio”

 

O valor de BER achado é exclusivo do rádio que esteve sob teste, se acaso pretendem usar mais algum rádio que tenham no mesmo hotspot o valor de BER poderá ser bem diferente resultando em perdas ou até na impossibilidade de o hotspot “ouvir” o rádio. Não é impossível de ser feito, representa muito mais tempo para encontrar um meio termo de ajuste entre ambos os equipamentos. Ás vezes poderá mesmo ser impossível.

Referi acima que havia duas possíveis formas de o fazer, sendo a anterior a primeira e com mais recursos a serem usados, existe também a possibilidade de o fazerem no prprio dashboard do pi-star. Seguindo o que foi apresentado até aqui e acedendo a sessão Modem, depois expert->mmdvmhost, será o colocarmos nós valores possíveis na caixa RXOffSet e salvarmos, depois do pi-star ter reinciado verificamos no dashboard qual o valor de BER na coluna respectiva.

 

 

Alteramos o valor que colocamos no RXOffSet até o mesmo ser o melhor objectivo.

 

 

Tenham presente este ponto, cada configuração de BER é só para o rádio que testaram, poderá surgir a casualidade de outro ser perfeitamente aceite, mas é bem possível que não, mesmo em equipamentos do mesmo fabricante/modelo e da mesma série de produção.

 

 

 

Novo refletor C4FM

 

#26802  –  PT-pYSF3

 

Entrou em total funcionamento na rede digital nacional um novo reflector YSF (C4FM) sendo que este tem várias particularidades que passo a descrever.

  • Refletor Multi Stream, o que permite no mesmo refletor alojar os anteriores ysf’s nacionais, mantendo na mesma o acesso a eles.
  • Completa compatibilidade com o “verdadeiro” Pi-Star e possibilitando o uso de DG-ID no mesmo.
  • Possibilidade de visualização da posição da outra, ou da sua estação, através do site premindo a tecla ‘Localização’. Será apresentado no OpenStreetMap o local da transmissão, se tiver GPS ativo.

  • Pode usar o modo ‘VW’, sendo perfeitamente compatível com as ligações bridge.
  • Permite o envio de mensagens, se em GM mode, para um utilizador ou os do grupo.
  • Permite o envio de imagens/vídeos, se em GM mode, para um utilizador ou os do grupo.

 

 

  • Mensagens e imagens/video só são aceites nos DG-ID exclusivos ao C4FM: 27, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44

 

 

Os utilizadores de equipamentos Fusion tem a possibilidade de se ligarem ao refletor C4FM usando o ‘node’ de identificação, no caso deste será o 26802 ou fazendo uma pesquisa pelo nome começado por ‘PT’ irião encontrar todos os nossos antigos YSF’s, o 009, 012, 903, 915 e 268. Podem optar por se ligarem a estes ditectamente, e usar como sempre o fizeram ou podem aproveitar este novo sistema e ligarem-se então ao PT pYSF3 ou #26802. Após a ligação serão rececionados no DG-ID 9 – ‘Local/Reflector’, poderão ficar somente por lá e comunicar com quem por lá se encontre, ou podem usar os DG-ID indicados na imagem abaixo.

 

 

 

Esta imagem está presente no rodapé do site e pode/deve ser consultada para podermos saber quais os DG-ID que podemos usar, DG-ID que não conste nesta lista não existe e como tal não há comunicação.

 

  • Ao substituir os antigos YSF’s por este novo refletor existiu a necessidade de “concentrar” neles o que os antigos tinham como bridge, assim os DG-ID do 31 ao 37 são simultaneamente C4FM <> DMR/DSTAR/NXDN.
  • O 27 e do 38 ao 44 são exclusivamente modo C4FM não tendo ligação com mais nenhum sistema, e a existir, será sempre em concordância com esta organização do presente sistema.

Página de acesso ao site: http://pysf-pt.brandmeister.pt

 

Identificação dos grupos

 

DG-ID Nome Node Modo
27 Portugal ~ C4FM
31 NXDN PT ~ C4FM/DMR/NXDN/XLX268 Y
32 YSF903 #15461 C4FM/DMR/XLX268 H
33 YSF009 #02986 C4FM/DMR/XLX268 C
34 YSF915 #09658 C4FM/DMR/XLX268 F
35 YSF268 #52639 C4FM/DMR/XLX268 D
36 YSF012 #45742 C4FM/DMR/XLX268 E
37 CS5LART ~ C4FM/DMR/Echolink
38 Norte ~ C4FM
39 Centro ~ C4FM
40 Capital ~ C4FM
41 Alentejo ~ C4FM
42 Algarve ~ C4FM
43 Acores ~ C4FM
44 Madeira ~ C4FM

 

 

Identificação dos modos C4FM

 

O ‘System Fusion’ detem a possibilidade de usar 3 modos digitais, o modo DN em que meio canal é usado para voz e o outro meio usado para data, normalmente dados de localização (GPS). Pode ser visto na imagem abaixo, em que o modo DN é identificado como V/D mode 2, e existe o botão localização, se tiver GPS e o mesmo estiver activo.

 

 

Outro modo usado é o VW, emprega melhoramento de audio em que os dois meios canais são ocupados pela modulação. Neste caso não há a possibilidade de enviar a localização por os canais estarem ocupados por voz. É identificado no dashboard como Voice FR.

 

 

Por ultimo, os envio de mensagens ou imagens/videos, feita em modo de grupo (GM), também ele em ocupação dos dois canais inibindo assim a possibilidade da localização, é identificado no dashboard  por Data FR.

 

 

*

 

P.S. – A falta de originalidade nos nomes atribuídos aos DG-ID estritamente C4FM, deveu-se a falta de capacidade do “desenvolvedor” na atribuição de nomes. Colabore se acaso acha que poderá contribuir com ideias mais originais para o nome dos DG-ID C4FM. No fundo da página do site tem um simbolo “@” clique nele e envie a sua proposta.

 


 

Aplicativo Mumble na rede DMR

Informamos que desde esta data (21/03/2022) se encontra disponível o acesso à rede DMR pelo aplicativo Mumble (em PC),  Mumla para Android, e Mumblefy para IOS.

 

 

O que é o Mumble/Mumla/Mumblefy ?

Mumble é um programa aplicativo de voz sobre IP criado para ser usado principalmente por gamers, e o seu funcionamento é similar a outros programas como TeamSpeak e Ventrilo.
Ele adota a arquitetura cliente-servidor, que permite aos utilizadores conversarem entre si usando o mesmo servidor.

O Mumble é um software livre, é multiplataforma, e é disponibilizado sob os termos da nova licença BSD.

No Mumble grande parte dos esforços de engenharia são focados na qualidade de som e na baixa latência. Em adição a isso toda a comunicação é criptografada para assegurar a privacidade dos utilizadores.

Como isto funciona no DMR ?

O próprio master DMR tem também ele o master-server Mumble, os acessos são os mesmos. Adicionamos o URL: 2682.master.brandmeister.network, e o indicativo/ID da rede DMR. Quer isto dizer que embora público ele não é “público“, só quem seja radio amador e tenha um ID válido o pode usar. Vamos ver como e quais os requisitos necessários.

 

Instalação / Configuração Mumble em PC

A instalação é simples, se em PC, façam download do executável certo para o vosso sistema operativo em: https://www.mumble.info/downloads/, após a instalação e antes sequer de adicionarem um servidor devem passar o modo de emissão do default VOX para PTT, isto evitará erros de emissão. Para isso devem ir ao menu ‘Configure‘ e no quadro apresentado na entrada ‘Transmission‘ remover o ‘Voice Activity’ e escolher ‘Push To Talk‘. Para instalação em smartphone é só executar o download na PlayStore.

 

Em português

 

 

Esta primeira parte está concluída, vem então a adição do servidor Mumble. Clicando no menu ‘Server’ iremos adicionar o que pretendemos, neste momento só alguns países ainda tem o servidor Mumble activo e cada um com os seus próprios MCC, não é viável via Mumble de Portugal usar o TG 724 do Brasil. Vamos então ver o que fazer nos dados necessários:

 

 

Em português

 

No ‘Address’ introduzimos o master de Portugal (2682.master.brandmeister.network). No campo Port não mexemos em nada, é o default da aplicação e está correto. No campo ‘Username’ introduzimos o nosso indicativo seguido de hífen (sinal negativo) e o nosso ID DMR, sem espaços alguns entre tudo isto. O ‘label’ poderá ser o que entenderem, no caso de futuramente vir a configurar mais masters talvez “Portugal” seja uma boa escolha para saberem onde estão.

Podemos então agora pedir o ‘Connect’, irão receber uma caixa para colocação da password, ela é a mesma que escolheram como vossa para uso em hotspots. 

  • Quem não tem password definida no Selfcare em Hotspot Security, não tem acesso ao aplicativo Mumble.

 

Após a ligação irão ver algo semelhante a imagem abaixo:

 

 

 

Aqui podem ver como se ligar num TG:

 

 

Instalação / Configuração Mumla em Android

 

Na PlayStore procuramos pela app Mumla e instalamos. Na finalização abrimos o programa e vamos começar por configura-lo. Como dito na instalação em PC um dos pormenores de configuração é o desligar do VOX. Para isso clicamos no canto superior esquerdo onde é visível as três barras horizontais.

 

em seguida Opções

 

 

 

Aqui escolhemos a primeira opção, ‘General’, e pomos conforme a imagem abaixo. Pessoalmente acho ser esta a melhor configuração, desactivamos as notificações de Chat, o Text-to-speech, isto porque o volume de informação pode ser grande e o áudio produzido pela aplicação confundir o utilizador. O auto-reconnect permite religar se houver uma falha de Internet. Na finalização podemos voltar ao menu anterior e escolher o Audio

 

 

Audio

Neste local encontram-se as configurações mais importantes para o bom desempenho da app, começamos por desactivar o VOX e activar o PTT. Neste primeiro quadro abaixo só nos interessa o Transmite mode e o Microphone volume. 

 

 

Premindo no Transmite Mode, escolhemos Push-to-Talk 

 

 

Ganho de Microfone

 

 

Após isso podemos rolar o ecrã mais para baixo e seguir as imagens seguintes que são as configurações do bit rate audio:

 

 

 

Após as configurações concluídas vamos adicionar um servidor, para isso clicamos na tecla ‘+’ e preenchemos a informação necessária conforme mostrado no início deste documento.

 

 

E pronto, concluída a nossa instalação Mumla

 

 

 

Android App

 

 Não esquecer nunca que a primeira coisa a fazer é desligar o VOX.

Pedimos que ajustem os níveis de áudio para que os codec’s não saturem levando a condições de mau áudio. Os TG’s  atualmente selecionados foram uma escolha nossa, aceitamos solicitações, desde que dentro do nosso MCC, e justificadas.

 

DMR2SOTA Gateway

 

 

DMR2SOTA Gateway

 

DMR2SOTA é uma nova gateway para envio de spots através da rede Brandmeister DMR (mais de 5.000 repetidores WW) para o Sotawatch.
Instruções:
Envie um SMS em privado com o id 214996 como os exemplos seguintes (use espaços para separar os campos):
CT/ES-005 14.205 SSB CT1GZB/P comentários opcionais
Como o seu radio está identificado na rede pode usar o asterisco para se anunciar a si próprio:
CT/ES-005 14.205 SSB * comentários opcionais
ou
CT/ES-005 14.205 SSB */P comentários opcionais
Após o envio da mensagem receberá um SMS confirmando ou não o sucesso do envio dependendo da resposta do Sotawatch. Se ocasionalmente receber um erro confirme o formato do envio do seu SMS.
Outros comandos disponíveis (similar aos comandos APRS2SOTA)
/SPOTS ou /S : Para receber os últimos 3 spots publicados no Sotawatch
/LAST ou /L: Para receber o último spot publicado no Sotawatch
/ALERTS ou /A : Para receber os últimos 3 alertas
/INFO ou /I : ‘referência SOTA para receber informação acerca da mesma (exemp: /INFO CT/ES-005)
/TIME ou /T: Para receber a hora em UTC

/HELP ou /H: Para ajuda

 

Agradecimentos à equipa BM ES pelo desenvolvimento, EA2CQ, EA2CW e VA3ARR.

O TG utilizado é ‘global’ o que quer dizer que está disponível no mundo DMR Brandmeister independentemente do master usado.